Pontes que alavancam o crescimento regional
O Brasil é feito de muitos “Brasis” – e cada um deles precisa de grupos regionais fortes, conectados e comprometidos com o seu desenvolvimento. Essa é uma das principais missões do Grupo Ric, que atua na comunicação regional, valorizando o sotaque local e buscando oportunidades para o crescimento que melhora a vida de todos.
Com esse propósito, participei em maio da segunda edição do Brazilian Regional Markets (BRM), realizada no Harvard Club de Nova York. O evento internacional, promovido pela Apex Partners, reuniu líderes empresariais, governadores, investidores e formadores de opinião para discutir caminhos concretos para fortalecer as economias locais e descentralizar investimentos, tirando o foco do eixo Rio-São Paulo.
O convite para participar do painel “Construindo Pontes para Alavancar o Desenvolvimento Regional” foi uma oportunidade de reforçar um ponto fundamental: os grupos regionais de comunicação são agentes estratégicos no desenvolvimento dos estados. Somos muito mais do que veículos de informação; somos vitrines, espelhos e inspiração para as potencialidades do Brasil que acontecem fora dos grandes centros.
LEIA TAMBÉM: O bom da vida
O BRM mostra a um público internacional, da maior qualificação, o potencial dos mercados regionais brasileiros, como o do Paraná, colocando em evidência projetos inovadores e oportunidades de negócios que nascem no interior do país. Ao lado de lideranças como Américo Buaiz Neto (Rede Vitória), Fernando Cinelli (Apex Partners) e Tallis Gomes (G4 Educação), debatemos o papel da comunicação regional, da formação de lideranças e do acesso ao capital como pilares para descentralizar o crescimento do Brasil.

A iniciativa busca atrair investimentos para estados que têm vocações e potencial próprios para crescer e gerar oportunidades. Nosso papel, como grupo regional de comunicação, é fundamental para dar visibilidade ao que está acontecendo de bom em políticas públicas, negócios e desenvolvimento humano, por todo o país. Levamos para o debate nacional e internacional as histórias, conquistas e desafios de um Brasil plural, que pulsa em cada canto do território.
Informação, hoje, está em todo lugar, especialmente no mundo digital. Mas a conexão genuína com o mercado local – com o agronegócio do Paraná, com o setor imobiliário de Londrina, com a indústria de Maringá, entre tantos outros – só se constrói com quem fala a linguagem, entende os hábitos e conhece as necessidades de cada comunidade. É por isso que defendemos que cada região do Brasil deve ter veículos de comunicação fortes, capazes de criar pontes para discutir temas locais e impulsionar o desenvolvimento.
O Grupo Ric, com atuação em todo o Sul do Brasil e forte presença nacional, foi reconhecido no BRM como exemplo de mídia comprometida com o desenvolvimento regional. Saímos do evento em Nova York ainda mais motivados a seguir promovendo o desenvolvimento humano, econômico e social das nossas regiões. O futuro do Brasil passa, necessariamente, pela descentralização dos investimentos e pelo fortalecimento dos mercados regionais.
Seguiremos, no Grupo Ric, sendo ponte entre investidores e oportunidades, entre políticas públicas e demandas reais, entre o Brasil dos grandes centros e o Brasil que cresce em cada uma das suas regiões.
*Matéria originalmente publicada na edição #301 da TOPVIEW.