O ouro paranaense está no solo
Quando o assunto é economia, o Paraná faz frente em diversas áreas. Mas, quando falamos em agronegócio, o estado ocupa um papel de destaque. Em janeiro deste ano, as cidades de Guarapuava, Cascavel, Tibagi e Toledo foram listadas entre as mais ricas do agronegócio brasileiro.
O Valor Bruto da Produção (VBP) desses quatro municípios somou quase R$ 27,2 bilhões, ou seja, um quinto da produção agropecuária estadual. A pesquisa é baseada na Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Por outro lado, a ascensão da guerra entre a Rússia e a Ucrânia já causa, além da catástrofe humanitária, impactos significativos no mercado internacional e um efeito cascata no agronegócio brasileiro.
E, apesar deste cenário imprevisível, mais uma vez o Paraná mostra sua força.
O Grupo RIC sempre foi um incentivador do agro e marcou presença na 34ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel. A feira é um dos três maiores eventos mundiais do agronegócio e aconteceu entre os dias 7 e 11 de fevereiro. Em quatro dias, o volume de comercialização foi o maior da história – com R$ 3,2 bilhões e mais de 285 mil visitantes.
E não é de hoje que o GRUPO RIC acredita nesse potencial. Engrossamos o movimento no Oeste do Paraná contra a instalação do pedágio entre Toledo e Cascavel, pois sabemos do impacto que isso causa no transporte e, consequentemente, nos custos dos insumos, o que inviabiliza a competitividade regional.
No ano passado, promovemos o Prêmio Orgulho da Terra, em parceria com a Ocepar e o IDR-Paraná, como reconhecimento e incentivo às melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense.
Na grade de programação, investimentos em programas e conteúdos que tratam do setor. Um exemplo é o programa RIC Rural, da RICtv, que tem audiência representativa no estado. Segundo o Ibope, o programa conta com 85% de fidelidade do público na região Oeste do Paraná.
Acreditamos na força do agronegócio e queremos que acompanhe este sucesso conosco!
*Matéria originalmente publicada na edição #260 da revista TOPVIEW.