PODER POLíTICA & ECONOMIA

Aumento de salários, mudanças de partido e presidente premiado

POLÍTICOS AUMENTAM OS PRÓPRIOS SALÁRIOS

O início do ano foi marcado por aumentos de salários de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores em várias cidades do Paraná. Em Curitiba, o reajuste foi de 11,59%. Em Cascavel, 11,12%, Foz do Iguaçu, 8,35%, e Paranavaí, 10,16%. Em Laranjeiras do Sul, o prefeito viu o salário subir 52%, o vice 65% e os secretários 38%. Já em Araucária, o aumento foi de 15%, mas apenas para os secretários municipais. Tudo isso em plena pandemia.

NOVIDADE NA PISTA

Cesar Silvestri Filho deixou a presidência do Podemos e se mudou para o PSDB, sigla em que o ex-prefeito de Guarapuava deverá ser candidato ao governo estadual. A novidade acendeu dois alertas. Um na pré-candidatura do ex-juiz Sérgio Moro, que perdeu o apoio do presidente partidário do próprio estado para o concorrente João Doria. Outro no Palácio Iguaçu, já que Ratinho Júnior (PSD) quer a reeleição resolvida no 1o turno, mas, quanto maior o número de candidatos, maior a chance de um 2o turno.

(Foto: Sandro Nascimento/Alep)

JANELA DA INFIDELIDADE

Pelo menos metade dos deputados estaduais deve mudar de partido. Há casos de bancadas inteiras se preparando  para deixar suas atuais legendas. Seja por convicções políticas, diminuição da representatividade da sigla, fusões ou por causa das federações partidárias, os parlamentares já iniciaram ou mantêm negociações com outras agremiações. O “troca-troca” tem que ocorrer no mês de março – prazo da chamada “janela eleitoral”.

(Foto: Pedro de Oliveira/Alep)

PRESIDENTE PREMIADO

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto, começou 2022 com boas notícias. O desembargador tomou posse como presidente do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em uma cerimônia que contou com a participação dos dirigentes de todos os tribunais estaduais do país. Laurindo também foi condecorado pelo presidente Jair Bolsonaro como Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, pelos serviços prestados ao país.

(Foto: reprodução)

Positivo

Depois de uma pausa por causa da pandemia, o Show Rural Coopavel volta com força total. A 33a edição do evento, que é um dos três maiores do mundo em disseminação de conhecimentos para o campo, vai acontecer entre os dias 7 e 11 de fevereiro em Cascavel.

Negativo

Um levantamento do Tribunal de Contas do Paraná encontrou irregularidades nas contas de 84% das cidades do Paraná. Dos 399 municípios, 336 tiveram restrições nas prestações. Os três problemas mais recorrentes estão relacionados a gastos indevidos no período eleitoral.

*Matéria originalmente publicada na edição #258 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário