PODER PERSONALIDADES

The new old era strikes

Jogadores do e-sport Counter-Strike: GO mostram que não há idade para competir

Cabelos brancos mãos rápidas no gatilho. Essa é a nova, ou melhor, velha geração que vem ganhando destaque nas competições do jogo online Counter-Strike: Global Offensive (“CS:GO”). Quebrando estereótipos, jogadores de 50+ mostram que videogame não é só coisa que seus filhos e netos sabem fazer. Inclusive, talvez sua mãe possa ser sua adversária na próxima rodada, como é o caso de Raquel Bagnato, carinhosamente chamada pelos fãs de “Tia Raquel”. A jogadora sênior faz sucesso participando das transmissões ao vivo da filha gamer Renata (@reehplays) na Twitch.tv e, hoje, conta com seu próprio canal.

Para os new players, a explicação do game é simples: CS:GO é um jogo online competitivo de tiro em primeira pessoa (first-person shooter) que coloca dois times de cinco jogadores um contra o outro, com cada time tendo que completar certos objetivos para vencer. Uma equipe deve assumir o papel dos “Terroristas” (“Ts”), enquanto a outra equipe deve atacar como “Contra-Terroristas” (“CTs”).

Desde seu surgimento, em 2012, o jogo cativou uma legião de fãs, com campeonatos sendo transmitidos geralmente nas plataformas de streaming Twitch e YouTube. As competições de times profissionais também rodam o mundo em eventos como o Eurogamer, em Portugal, e o Paris Games Week, na capital francesa.

Em 2018, no DreamHack Jönköping, em Helsinki, houve o primeiro campeonato de CS com duas equipes seniores. O time sueco Silver Snipers – que conta com inusitados players de mais de 57 anos de idade – enfrentou os finlandeses da Grey Gunners – no time, o participante mais novo tem 70 anos de idade.

Chamando atenção do público mais jovem, os participantes do Silver Snipers viraram celebridades entre a comunidade gamer de CS, participando de talk shows,  documentários e sites de fãs de games. O Weltkulturen Museum, em Frankfurt, criou uma galeria de fotos dos Snipers em uma exibição chamada Grey Is The New Pink. Ou seja, do online para o mundo real, esses jogadores mostram que a idade é apenas um número quando se tem determinação.

*Matéria originalmente publicada na #ed256 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário