Conheça Miguel Carlos Riella, um ícone da saúde e do bem-estar - TOPVIEW

Conheça Miguel Carlos Riella, um ícone da saúde e do bem-estar

Marcos Soares homenageia Miguel Carlos Riella, com uma trajetória admirável, digna de ser celebrada e que contribui para o bem da sociedade

858 0
Compartilhe

Sinto-me honrado em ter esse espaço para homenagear um amigo de muito tempo. Riella é médico próximo à minha família nos momentos em que precisamos de apoio e de profissionalismo. O renomado nefrologista e fundador da Fundação Pró-Renal Brasil merece destaque em nossa primeira coluna do ano.

Para entendermos um pouco da trajetória de Riella e o que o levou a ser esse profissional notável, é só saber um pouco mais sobre a sua história. Miguel Carlos Riella graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1968.

Ele se especializou, logo a seguir, em nefrologia na Universidade de Washington, em Seattle (USA), com ênfase em diálise e na então recém desenvolvida nutrição parenteral. Nesta última área, já demonstrou seu pioneirismo: Riella dirigiu o primeiro programa no mundo de Nutrição Parenteral Domiciliar do Hospital Universitário da UW.

Em 1976, retornou ao Brasil, iniciando suas atividades no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), onde criou o Serviço de Nefrologia e de Nutrição Parenteral e Enteral.

Em 1980, iniciou o primeiro programa de Diálise Peritoneal Ambulatorial Domiciliar do Brasil. Doutorado em nefrologia pela UNIFESP, foi fundador e primeiro presidente da Federação Latino Americana de Nutrição Parenteral e Enteral, bem como presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, tal o reconhecimento que alcançou.

Ao fundar e presidir a Fundação Pró-Renal Brasil, uma entidade beneficente, em 1984, Riella vem beneficiando milhares de pacientes renais crônicos no Paraná. É o único membro atual da Academia Nacional de Medicina representando o Paraná e foi presidente do Board of Directors da International Federation of Kidney Foundations.

Riella já recebeu dezenas de honrarias e tem vários artigos e livros publicados, inclusive adotados em escolas de medicina do Brasil. De forma resumida, essa é a trajetória do Dr. Miguel Carlos Riella e o que o faz ser essa personalidade tão notável na área médica e humanista do nosso estado. 

Neste Artigo


Converse com a Gente