PODER

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Personalidade da Arquitetura

Um trabalho de impacto social com reconhecimento internacional e duas heranças fundamentais para Curitiba foram celebrados nesta categoria

GUSTAVO UTRABO E PEDRO DUSCHENES (Vencedores)

Arquitetos fundadores da Aleph Zero

Desenvolvimento é uma palavra que descreve bem a dupla Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes. Curitibanos e colegas de faculdade, eles criaram juntos projetos durante o curso de arquitetura e, depois, fundaram o escritório Aleph Zero, com o qual tornaram-se referência em arquitetura. Tanto que Curitiba ficou pequena para a dupla: hoje, o escritório deles fica em São Paulo. Para chegar aonde estão, eles começaram com workshops, instalações de arte e participações em concursos, como a cobertura para o Mercado Público de Florianópolis. Aos poucos, foram conquistando o seu espaço, sempre atentos à responsabilidade social e à coerência.

Como ponto de destaque da trajetória, estão as Moradas Infantis de Canuanã, dormitórios para 540 crianças de 13 a 18 anos no Tocantins, desenvolvidas em parceria com Marcelo Rosenbaum para a Fundação Bradesco. Por esse projeto, o Aleph Zero ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, unindo sustentabilidade ecológica e impacto positivo social, valorizando as condições e os materiais locais e priorizando as crianças. “Acreditamos que o local em que a gente vive é capaz de transformar a nossa história”, escreveu a dupla sobre o projeto em sua rede social. “Foi um caminho de muito trabalho e de reflexão. O trabalho do arquiteto é bastante intenso e demanda uma quantidade bastante grande de energia para que se consiga estabelecer ideias coerentes”, avalia Gustavo. Para o futuro, a dupla pretende atuar com a pré-fabricação de elementos naturais e com edificações ligadas à educação. “Buscamos entender um local em sua essência e construir um conceito que dialogue e componha com o existente”, finaliza Pedro.

DOMINGOS HENRIQUE BONGESTABS (Finalista)

Arquiteto

Os finalistas do Prêmio TOPVIEW de Personalidades de Arquitetura 2018 DOMINGOS HENRIQUE BONGESTABS
Domingos Henrique Bongestabs (Foto: Reprodução)

O arquiteto e professor aposentado acumula diversas contribuições para Curitiba, como a Ópera de Arame, as obras de 1965 no Passeio Público, a Universidade Livre do Meio Ambiente e o desenvolvimento do projeto do Zoológico de Curitiba. Nascido em Castro (PR), veio à capital para estudar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sempre gostou de ler, hábito que intensificou quando trabalhava em uma livraria da cidade natal – incluindo HQs, o que lhe levou ao desenho: “Pensei seriamente em me tornar desenhista de histórias em quadrinhos, mas o fascínio pela arquitetura venceu o desejo de criar super-heróis”, relembra Bongestabs, cuja formação é marcada pelo estilo modernista.

LOLÔ CORNELSEN (Finalista)

Engenheiro e arquiteto

Os finalistas do Prêmio TOPVIEW de Personalidades de Arquitetura 2018 Lolo Cornelsen
Lolô Cornelsen (Foto: Reprodução)

Ayrton Lolô Cornelsen nasceu em 1922 e é um dos últimos arquitetos da geração modernista brasileira. Lolô Cornelsen, como é conhecido, foi responsável por desenvolver projetos que marcam a arquitetura, como o Autódromo Internacional de Curitiba e o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, além de casas como a Residência Belotti. Também é famoso por projetos no exterior, em Angola e em Portugal, onde criou cerca de 33 hotéis. O que poucos sabem é que o arquiteto também foi tricampeão do Campeonato Paranaense de Futebol Amador com a camisa do Clube Atlético Paranaense, em 1943 e 1944, e com o time principal, em 1945.

CITADOS PELOS JURADOS

Alfred Willer, Fernando Canalli, Giuliano Marchiorato, Guilherme Torres, Jaime Lerner, Jayme Bernardo, Jorge Elmor, Key Imaguire, Leandro Garcia, Marcos Bertoldi e Mauricio Melara.

Deixe um comentário