Pedro Joanir Zonta: presidente do Condor Super Center é um dos mentores do Projeto Jovem Empresário - TOPVIEW

Pedro Joanir Zonta: presidente do Condor Super Center é um dos mentores do Projeto Jovem Empresário

Ele usa sua trajetória como exemplo para incentivar jovens empreendedores

972 0
Compartilhe

Com o propósito de criar a maior comunidade empreendedora do Brasil, o Projeto Jovem Empresário reúne diversas empresas, empreendedores, investidores e empresários de sucesso, além de pessoas que estejam envolvidas nesse universo. Um dos maiores apoiadores e também o patrocinador oficial do projeto é o Condor Super Center.

A história da rede supermercadista teve início em 13 de março de 1974, quando o jovem empreendedor Pedro Joanir Zonta adquiriu um pequeno mercado de 110 m² no bairro Pinheirinho, em Curitiba, e iniciou suas atividades com cinco funcionários. Em 1998, com a venda da principal rede de supermercados do Paraná para um grupo estrangeiro, Joanir Zonta viu a oportunidade para consolidar-se no mercado. Ele tinha dois caminhos: ceder ao assédio das redes estrangeiras e vender a empresa ou aproveitar e conquistar os consumidores descontentes com a nova forma de operação. A opção foi modernizar as lojas, informatizar a empresa e adotar práticas inovadoras de gestão e marketing, conquistando, assim, os “órfãos” daquela que tinha deixado de ser a rede dos paranaenses. A expansão da empresa de forma planejada, com recursos próprios e do BNDES, e o constante treinamento de seus colaboradores foram fundamentais para essa consolidação.

Para Joanir Zonta, presidente da rede – e quem a comanda até hoje –, um dos fatores que diferencia a empresa das demais em um mercado em que todos apostam em preço baixo, qualidade e atendimento, é estar com o discurso alinhado à ação: “Um comportamento comum em vários segmentos é que muitos anunciam que têm o menor preço, a melhor qualidade e o melhor atendimento, mas o consumidor não encontra isso na prática. Tem que saber aliar preço e qualidade”, afima. 

Em 2018, o Condor Super Center completou 44 anos de história e conta com o apoio e trabalho de mais de 12.500 mil colaboradores. Hoje, a rede possui 49 lojas, entre super e hipermercados, em 17 cidades do Paraná, localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, no litoral, nos Campos Gerais e no Norte do estado. Também presente em Santa Catarina, nas cidades de Joinville e Mafra. A rede conta ainda com uma central de distribuição com mais de 70 mil m² em Curitiba, responsável pelo abastecimento diário das lojas da rede. Tem em seu mix de produtos mais de 40 mil itens e atende, mensalmente, cerca de 4 milhões de clientes em suas lojas.

Além de comandar a empresa, Zonta também atua como o presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados) e ainda é o mentor do Projeto Jovem Empresário. Segundo ele, incentivar o empreendedorismo é gratificante  e espera poder servir de exemplo para os jovens. “Deixar a minha experiência, de erros e acertos, é uma forma de contribuir para que outras pessoas possam realizar seus sonhos. Existem muitos empreendedores em potencial por aí e esse projeto contribui para oferecer um direcionamento a eles. Precisamos incentivar novas ideias para que o nosso país possa se reinventar e crescer ainda mais”, afirma Zonta.

Neste Artigo

Converse com a Gente