O autoconhecimento como ferramenta poderosa de marketing pessoal
Pirandello estava certo.
“O aspecto trágico da vida está precisamente nessa lei a que o homem é forçado a obedecer, a lei que o obriga a ser um. Cada qual pode ser um, nenhum, cem mil, mas a escolha é um imperativo necessário.” Volta e meia, somos lembrados pelo próprio inconsciente de responder à seguinte questão: “qual é o nosso papel aqui neste mundo?” E, sempre que penso nisso, o trecho acima, da obra “Um nenhum e cem mil“, de Luigi Pirandello, me vem à cabeça. A frase de Pirandello é o ponto de partida para o mito do herói, usado da mitologia grega aos filmes da Disney para narrar nossa busca por propósito e identidade na vida.
“Ao descobrir nosso propósito, (…) acordamos todos os dias com um sentido.
Ao descobrir nosso propósito, iniciamos nossa jornada, travamos nossa batalha e acordamos todos os dias com um sentido. No leito de morte, se percorremos com virtude tal aventura, combatendo o ego, nossa vida terá valido a pena. Ter sido fi el à própria essência nos trará perpetuidade para que as ações que tivermos realizado sirvam de inspiração para nossos próximos. E o que isso tem a ver com marketing? Tudo. Não existe melhor marketing pessoal do que descobrir quem somos e ser honesto com essa escolha. É isso que nos liberta das horas e nos permite construir uma história. “Toda gente pode ser um herói de vez em quando, mas um cavalheiro é algo que se é sempre, ou não se é.” Também de Pirandello.
Boa jornada!
*Matéria originalmente publicada na edição 225 da revista TOPVIEW.
Leia Mais:
Novo embaixador TOPVIEW, Beto Cesar revela o “marketing do dia a dia”