No aniversário de Zendaya, 10 looks do tapete vermelho que realmente valem a pena comemorar
O aniversário de 25 anos de Zendaya cai logo após o aniversário de 10 anos da primeira estreia importante da atriz em Hollywood. O estilo destemido percorreu um longo caminho desde que ela posou para câmeras no show de Justin Bieber Never Say Never como uma estrela adolescente de olhos brilhantes da Disney. Seu caso de amor com a moda foi instantâneo, mas nem sempre fácil. O estilista de Zendaya, Law Roach, surgiu com um plano de longo prazo – “Eu era como um arquiteto trabalhando em um projeto”, ele disse anteriormente à Vogue britânica – para evoluir sua imagem de doce princesa para a pioneira da Gen-Z.
No centro de seu plano estava a coluna Who Wore It Best?: um acessório arcaico em revistas semanais. Ao vestir sua cliente com a mesma aparência usada por estrelas de alto perfil – mas de forma melhor – Roach rapidamente colocou o nome de Zendaya no mapa. Os designers emergentes ficaram felizes em emprestar looks para a estrela em ascensão e grandes marcas começaram a notar, abrindo portas que antes estavam fechadas. Agora que Zendaya pode escolher qualquer look, a missão de Roach “ajudar uma garota incrível a mostrar ao mundo o que eu vi nela” parece difícil de entender.
Houve alguns momentos de cair o queixo no tapete vermelho ao longo do caminho. Zendaya tem uma qualidade camaleônica que faz com que o conceito de assinatura pareça enfadonho. Ela dá a cada momento o centro das atenções tudo por causa da pesquisa que ela e Roach colocaram em uma única volta na frente das câmeras. “Nós brincamos de nos fantasiar e criar roupas para nos deixarmos felizes ou para homenagear as pessoas que nos inspiram”, observa Roach.
Eles implantaram ciência – revisite seu hipnotizante vestido de Cinderela no Met Gala 2019 para ver o verdadeiro compromisso em ação – e técnicas de soldagem – seu visual Versace Met no ano anterior foi uma ode moderna a Conto de Cavaleiro – para fazer Zendaya se destacar. Uma miríade de transformações de cabelo – de bobs rombudos e tranças na altura da cintura a fabulosos cachos de diva da discoteca – aumentaram as qualidades transportadoras de seus momentos no tapete vermelho, que nunca são nada além de uma alegria de se ver.
Quando Tom Ford enviou sutiãs esculturais – inspirados em tudo, desde a lingerie de metal de Ursula Andress em A 10ª Vítima a “Coelho” de Jeff Koons – em sua passarela primavera / verão 2020, havia apenas uma mulher que poderia tirar a armadura de mulher guerreira: Zendaya. No Emmy virtual do ano passado, Zendaya recusou-se ao fato de que ela só seria visível por meio de uma tela de laptop e encomendou não um, mas dois vestidos de baile ab-flashes que eram o epítome do glamour moderno. Ela venceu a noite, superando as listas dos mais bem vestidos do mundo todo.
Confira uma curadoria dos maiores sucessos de Zendaya em sua década definindo o estilo do tapete vermelho:
Diga o nome de outro mortal que consegue ser elegante em uma armadura de verdade. O tributo de Zendaya à Joana d’Arc – e que teve a Versace assisando as lantejoulas vampirescas e as plataformas impressionantes – foi uma visão sagrada do tema Corpos Celestiais do Met Gala 2018: Moda e Imaginação Católica . O “Sagrado”, pedido pelo evento, era difícil de vender em termos de estilo, mas Zendaya entrou no swing.
Apresentando o drama no 2020 Critics ‘Choice Awards, Zendaya fez com que o visual mais ousado da temporada primavera/verão de 2020 – a couraça resistente e sexy de Tom Ford – parecesse um passeio no parque. Toda Hollywood se curvou.
Enfrentando um tema direcional Comme des Garçons no Met Gala 2017, Zendaya seguiu seu próprio caminho com a fantasia de alta costura Dolce & Gabbana. O vestido de baile tropical esvoaçante com estampas de papagaio.
O vestido personalizado Vera Wang no Emmys 2019 chamou a atenção para Poison Ivy e nos deixou ansiosos para ver mais colaborações entre a Zendaya e estúdios de design de classe mundial.
A atriz de Euphoria fez história no Emmy de 2020 ao se tornar a estrela mais jovem e a segunda mulher negra a ganhar o prêmio de melhor atriz principal em uma série dramática. Brilhando tanto quanto a estrela em ascensão, o sublime bralette Giorgio Armani Privé e o vestido de baile de bolinhas renderam diversos elogios à jovem estrela.
O conjunto de lantejoulas Vivetta deu à Zendaya a atrevida visão de uma sereia dos anos setenta no Power of Young Hollywood em 2017. Ousadamente diferentes, seus jammies disco superaram qualquer vestido.
O vestido Vivienne Westwood cimentou a transformação de Zendaya de queridinha da Disney em verdadeira estrela de Hollywood. Comparações com Lisa Bonet e até com deusas gregas foram feitas. Mas, a verdade é que ela parecia totalmente original.
O impressionante vestido luminescente usado no Met Gala 2019 foi uma construção do Tommy Hilfiger. Para alcançar seu efeito de magia e acender em frente aos presentes, foi preciso 20 hastes de fibra de carbono, cinco baterias e 40 metros de luzes LED.
O guarda-roupa da turnê de Zendaya em Homem-Aranha: Homecoming viu a atriz fazer uma abordagem literal para se vestir para o tapete vermelho. Mas foi esse vestido rosa Ralph & Russo que explodiu as teias de aranha do traje tradicional de estreia.