Você ajuda a erguer esta cidade
O mercado da construção civil influencia diretamente nossas vidas. Ele não apenas existe para garantir um local para habitar, dormir, comer e trabalhar como também é fonte geradora de empregos diretos e indiretos para pedreiros, engenheiros, arquitetos e, principalmente, uma cadeia inteira de fornecedores, que contribuem, literalmente, tijolo a tijolo, para colocar de pé obras que vão além da funcionalidade e flertam com a arte.
Aos que não se envolvem no dia a dia com esse setor, meu objetivo com este texto é mostrar que, além de todo o universo econômico ligado a cada edifício, existe ainda uma contribuição silenciosa, mas extremamente importante, que é a geração de tributos para a cidade.
Impostos esses que, por sua vez, são convertidos em melhorias na pavimentação de avenidas, na modernização dos ônibus, na construção de novas creches, no aumento da iluminação e em tantos outros benefícios diretos que nascem lá, da construção de cada prédio.
O marketing aparece nessa história ao compreender que, em muitas cidades, cerca de 10% do PIB vêm da construção civil. Esse dado, quando usado dentro de uma comunicação adequada, pode ajudar a ressignificar positivamente a imagem do setor da construção civil como o elo que une todas essas empresas e permite a melhoria na vida das pessoas por meio da geração de empregos e do desenvolvimento econômico.
É uma força que move a cidade, que ajuda a fazer dela a beleza que é. E, já que estamos na edição da TOPVIEW especial sobre construção, nada mais justo do que dedicar este texto a você, que, de alguma maneira, contribui para esse setor.
Aos arquitetos, engenheiros, mestres de obra, operários, empreiteiros a todos os que participaram dessa grande obra coletiva, fica aqui a homenagem: vocês ajudam a erguer esta cidade.
*Matéria originalmente publicada na edição #254 da revista TOPVIEW.