Uma história de orgulho
Como idealizador e fundador, além de CEO da DTCOM por longo período, tenho orgulho de olhar para sua trajetória de 24 anos. Também me sinto feliz por continuar a integrar, agora como presidente do Conselho de Administração, uma empresa que nasceu pioneira e inovadora. Trouxemos para o Brasil o modelo de educação a distância para o meio corporativo, usando as tecnologias da televisão, com transmissão de vídeo-aulas complementadas pela internet.
Tudo isso que hoje nos parece tão normal surgiu quando o acesso à internet ainda era um desafio, ao mesmo tempo em que havia preconceito com relação ao EAD. Também fomos pioneiros no modelo de negócio, quando nos estruturamos num formato de startup, com capital aberto, completamente inovador para a época.
LEIA TAMBÉM: Novos passos em direção ao futuro
Ao longo do caminho, enfrentamos muitas dificuldades decorrentes do nosso pioneirismo. Havia grande resistência à ideia de substituir no todo ou em parte os tradicionais treinamentos presenciais. E isso gerava obstáculos para a implantação de novas tecnologias que proporcionassem educação a distância.
Mas nós acreditávamos plenamente na visão de que o país precisava de uma plataforma de lifelong learning, para promover a formação continuada dos trabalhadores. Certamente, o investimento em educação é uma das ferramentas mais poderosas para a sociedade avançar em qualidade de vida.
Abrimos o leque de atuação da DTCOM ao fornecer essa solução para instituições de ensino superior e para a implantação de universidades corporativas. Nossa fábrica de conteúdo está na história de um grande número de empresas, como a Petrobrás, a Sabesp e as grandes companhias de energia. No setor automotivo, temos serviços prestados à Fenabrave e a muitas concessionárias de automóveis.
A DTCOM segue viva e vibrante, como uma das maiores empresas do ramo no Brasil. E continuamos buscando atender às necessidades das corporações. Estamos presentes no mercado também em razão do talento e dedicação de nossos colaboradores e diretores. Agradeço também ao empenho dos parceiros e acionistas Mário Petrelli (in memoriam), João Elísio Ferraz de Campos, Nilton Molina e Fernando Mota.
*Matéria originalmente publicada na edição #278 da revista TOPVIEW.