PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Um mercado saudável e diferente: conheça a startup brasileira que entrega alimentos orgânicos a domicílio

Foodtech Diferente anuncia movimentação estratégica e passa a oferecer serviço na capital paranaense a partir de outubro

A Mercado Diferente é a maior startup brasileira de foodtech que pretende de democratizar o acesso à alimentação saudável e incentivar ainda mais o combate ao desperdício de vegetais, dando um destino diferente aos alimentos orgânicos fora do padrão. 

LEIA TAMBÉM: Mercado Diferente: empresário curitibano é destaque nacional por startup de produtos orgânicos

A foodtech, startup de assinatura de alimentos orgânicos do Brasil, adquire alimentos considerados “fora do padrão”, mas que estão em perfeitas condições de consumo como frutas, verduras, legumes e temperos, e que muitas vezes não chegam ao consumidor por não serem aceitos em grandes redes de supermercados, por conta de alguma diferença estética, mesmo em perfeita condição para consumo.

Consumo consciente e seus benefícios

Além de dar o destino ideal a alimentos orgânicos, a Mercado Diferente faz uma seleção de orgânicos sazonais, conforme a disponibilidade de seus produtores parceiros, respeitando assim, os ciclos de plantações dos pequenos produtores, e promovendo o consumo consciente. 

Para o Saulo Marti,  CMO da Diferente,  promover a conscientização para evitar o desperdício de alimentos é extremamente importante.

“A conscientização do desperdício faz com que as pessoas conheçam como funciona a cadeia de modo geral. Como alimentos perfeitos para consumo acabam sendo ‘julgados’ e descartados. O impacto, não só no meio ambiente, mas também na economia é brutal.”

Um dos alimentos colhidos pelos produtores orgânicos e entregues pela Diferente. (Foto: divulgação)

A foodtech também evita aumentar a pegada de carbono em suas rotas de entregas, e as organiza por regiões, facilitando ainda mais o acesso a produtos orgânicos. 

A Mercado Diferente também traz consigo a democratização da alimentação saudável, hábito que para Eduardo Petrelli, co-fundador e CEO da Diferente, vem crescendo.

“Com cada vez mais acesso à informação e conteúdos qualificados sobre o assunto, o público tem compreendido a importância de buscar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis para assegurar uma melhor qualidade de vida. Entendemos que se quisermos seguir crescendo com o nosso propósito, precisamos levá-las aos grandes pólos, como Curitiba. E, nesse sentido, podemos dizer que é muito bom voltar para casa e trazer a Diferente para onde tudo começou”, complementa o empresário. 

Do pequeno produtor à sua casa: como funciona a Mercado Diferente

A Diferente funciona por meio de uma assinatura, na qual é possível escolher a frequência com que você gostaria de receber a sua cesta, podendo ser um plano semanal ou quinzenal. 

A foodtech segue o modelo Farm to Table, na qual itens extremamente frescos são comprados diretamente de pequenos produtores. Cada cesta pode conter de 20 a 50% dos itens “fora do padrão” e o restante “dentro do padrão”, mas sempre tudo orgânico.  

Os alimentos orgânicos são colhidos com no máximo 3 dias de antecedência a entrega da cesta, garantindo geladeira cheia, diversidade e muitos nutrientes a cada refeição. Esse modelo de revenda de alimentos orgânicos, além de impulsionar pequenos produtores, faz com que os consumidores adquiram esses itens e com preços até 40% mais baratos do que a concorrência – tanto de mercados tradicionais quanto os online. 

Operação em expansão: a Diferente em Curitiba

Após a consolidação da startup em mais de 50 cidades do estado de São Paulo, a Diferente, expandiu sua área de atuação para Curitiba, cidade em que os fundadores Eduardo Petrelli, Saulo Marti e Paulo Monçores, respectivamente CEO, CMO e CTO da marca, passaram a sua juventude.

A expansão da Diferente reforça o seu posicionamento de trazer comodidade e fácil acesso aos itens orgânicos, além de apoiar o combate ao desperdício de alimentos. A previsão é de que as primeiras entregas aos clientes sejam realizadas em outubro.

eduardo petrelli mercado diferente
Eduardo Petrelli em uma das plantações orgânicas parceiras da Mercado Diferente. (Foto: divulgação)

Eduardo Petrelli, afirma que a expansão é um reflexo do maior interesse das pessoas por uma alimentação mais saudável.

“É inegável que no pós-pandemia o brasileiro tem focado mais na saúde e os orgânicos se tornaram uma opção mais acessível. Além disso, a população está mais consciente com relação ao meio ambiente e também vê no consumo de orgânicos uma maneira de contribuir com o ecossistema. O Brasil atualmente é o 4º mercado mundial quando falamos sobre pessoas que desejam uma alimentação mais saudável, e esse quadro tem tudo para aquecer o setor pelos próximos anos”, afirma.

Veja a caixa especial dos produtos escolhidos pela Mercado Diferente

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TOPVIEW (@topviewclub)

Deixe um comentário