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Somente um tênis – até que meu filho o vista

Michael Jordan e o primeiro caso de Media for Equity

*Por Beto Cesar

No último final de semana, assisti ao filme Air – A História por Trás do Logo, produzido por Ben Affleck. A produção narra a história de criação do tênis Air Max pela Nike para o astro do basquete Michael Jordan.

O longa é uma aula de marketing e me marcou por um fato específico. Hoje, 40 anos depois que a história se passou, discutimos com maior recorrência o tema que foi peça-chave na negociação entre a mãe do atleta e os executivos da marca esportiva para o fechamento do acordo entre as partes: media for equity.

Na prática, esse termo pouco usual para quem não é da área de marketing ou do mercado financeiro significa a troca de um percentual acionário na empresa pela exposição de mídia.

No caso exibido no filme, em vez de Michael Jordan cobrar um cachê da Nike para estrelar a campanha do tênis, ele cobrou uma participação em todas as vendas do Air Jordan e dos próximos produtos que levassem seu nome. Até hoje, essa é uma das receitas mais relevantes para o ex jogador.

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