Solidez internacional
*Por Lucas Henning
Qual é a empresa que não quer expandir seus negócios? Todo e qualquer empresário, quando deseja montar seu próprio empreendimento, possui o desejo de tornar o seu sonho realização de tantas outras pessoas. Com a Millpar, não foi diferente. Inicialmente conhecida como Araupel, no início de 2022, ganhou nome e identidade própria depois de ser desmembrada.
A empresa foi fundada para concentrar a atividade industrial nas cidades de Guarapuava, na região centro-sul do Paraná, e Quedas do Iguaçu, no centro-oeste. Nasceu com 1,7 mil funcionários e investimento de R$ 40 milhões. É a segunda maior fabricante da indústria de transformação de madeira do país, desenvolvendo produtos para o uso na construção civil mundial – além de ser a quarta da América Latina.
A empresa paranaense processa cerca de 500 mil m3 de madeira anualmente para produzir molduras, guarnições, painéis e componentes de portas, escadas, janelas e móveis. A produção mensal é de cerca de 250 contêineres para o mercado internacional.
“O mercado norte-americano consome cerca de 90% da nossa produção, justificando a origem do nome da empresa (…)”
— Norton Fabris
De acordo com o CEO da Millpar, Norton Fabris, a empresa exporta para nove países e está presente na arquitetura de casas típicas dos Estados Unidos e da Europa. “O mercado norte-americano consome cerca de 90% da nossa produção, justificando a origem do nome da empresa: ‘Mill’ (de ‘millwork’, ‘carpintaria’, em inglês) e “par” (de ‘partner’, ‘negócio’ ou ‘parceiro’, também em inglês). O restante vai para países europeus (Espanha, França, Holanda, Alemanha, Itália e Reino Unido), além da Austrália e do Canadá”, destaca. A indústria também transforma recursos florestais renováveis de forma sustentável. Tudo o que é gerado no processo de fabricação é reaproveitado – principalmente para a geração de energia térmica e elétrica.
“No Brasil, a demanda aumenta ano a ano como forma de redução de custos. A Millpar foi pioneira e estimuladora desse mercado. Há cerca de cinco anos, conquistou ainda mais força na avicultura e na rede hoteleira”, ressalta o diretor comercial da empresa, Gian Carlo Marodin. A utilização da biomassa é ambientalmente correta e economicamente rentável. Um mercado que deve crescer muito no país em substituição aos combustíveis fósseis.