PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Rentabilidade alternativa: encontro entre WTC e Ric Business tem foco em ambiente de negócios do Paraná

Evento promovido pela parceria WTC | Ric Business traz perspectivas sobre investimentos alternativos

Mais um encontro fruto da parceria WTC | Ric Business, que tem foco em aprofundar informações sensíveis e estratégicas para o ambiente de negócios do Paraná, aconteceu no último mês. Dessa vez, o tema foi “O Fórum Investidor: Imersão em Investimentos Alternativos no Brasil” que reuniu executivos, empresários e investidores no Business Club, em Curitiba.

LEIA TAMBÉM: Ratinho mexe no time

Renato Abissamra deu sua visão sobre investimentos alternativos (Foto: Rodrigo Félix)

Além da oportunidade de networking entre os participantes na chegada e de um descontraído coquetel no encerramento da noite, o evento contou com uma palestra feita por  Marcel Malczewski e Renato Abissamra. 

Malczewski é fundador da Bematech, empresa de  automação comercial, da qual fez o IPO em abril de 2007 e vendeu em 2015. Também fundou a TM3 Capital, que oferece produtos disruptivos para investimento com foco em maior rentabilidade. Já Abissamra tem uma longa trajetória no setor financeiro e é sócio sênior da Spectra Investimentos, gestora especializada em investimentos alternativos na América Latina. 

Discussão de alto valor 

Como profissionais conhecedores e experientes no tema investimentos, Marcel Malczewski e Renato Abissamra compartilharam suas perspectivas e apostas de investimentos, além de abrirem espaço para participantes tirarem suas dúvidas.

Para Malczewski, o investimento em startups, chamado de venture capital, é a melhor forma de explicar o que é um investimento alternativo no Brasil. “São investimentos de alto risco. Porém, em geral, com altas taxas de retorno”, afirma. O empresário explica que essa foi uma escolha de muitos investidores em um momento em que a Selic, taxa básica de juros,  estava baixa e os investimentos em renda fixa  tinham retorno menor.

Um dos palestrantes da noite, Marcel Malczewski (Foto: Rodrigo Félix)

Segundo ele, é cada vez mais comum a presença de investidores estrangeiros com perfil alternativo ou de risco em startups brasileiras. “Esses investidores já vêm fazendo uma diferença enorme. Hoje, é muito comum, numa rodada maior, com mais dinheiro, ter  o investidor estrangeiro entrando junto com o investidor nacional”, completa.

Abissamra explica sua perspectiva sobre os fatores que devem ser levados em conta ao escolher investimentos: “Eu acho que a chave do sucesso privado é você encontrar um time de gente que tenha competências únicas, alinhamento contigo numa perspectiva de que aquilo vai durar bastante tempo e a exploração de nichos em que exista pouca gente. Gostamos muito de estar onde tem pouca gente no mercado de investimentos, onde existam mais arbitragens e mais opções de ganho”, diz. 

O empresário ainda destaca a região Sul como um cenário fértil para investimentos alternativos. “O Sul tem um histórico de empreendedorismo na veia, pessoas com muita garra e com um nível de formação interessante. Portanto, é uma região onde as potencialidades são enormes porque, no final das contas, estar aliado aos bons empreendedores é que faz a diferença e a região Sul é cheia deles.”

Próximos encontros 

Ao longo de 2024, a parceria WTC | Ric Business promove um ciclo de eventos empresariais mensais com objetivo de aprofundar informações sensíveis e estratégicas para o crescimento do ambiente de negócios do Paraná por meio da promoção de networking. Para os encontros, são convidados empresários e executivos locais, além de palestrantes especializados.

*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.

Deixe um comentário