PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Em busca do pote de ouro: economista avalia o cenário de investimentos para 2024

21, 24, 33, 41, 48 e 56. Esses números fizeram quatro apostadores se tornarem milionários no dia 31 de dezembro de 2023. O resultado da Mega da Virada é sempre um motivo de ansiedade antes do ano mudar no Brasil. Mas envolve sorte, que nem sempre acompanha quem decide se arriscar nesse tipo de jogo. Diferentemente dos investimentos em ações, títulos públicos, fundos ou commodities, que exigem muito mais do que o mero acaso para trazer resultados favoráveis.

“Investimento é conhecimento”, defende o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala. O profissional explica que o primeiro passo para ter sucesso no mercado de investimentos é se dedicar a realmente aprender como funciona esse setor econômico.

O caminho para o pote de ouro: como começar a investir?

Em relação ao ingresso no mercado de investimentos, Gala orienta a iniciar com uma abertura de conta em plataformas como a XP Investimentos, a BTG Pactual ou a do Banco Itaú. Em seguida, estudar a indústria de pesquisas (para isso, pode-se buscar a Nord Investimentos ou a Empiricus), que trazem recomendações de ações, títulos e fundos imobiliários ideais para investir em cada momento.

Paulo Gala é professor, economista-chefe do Banco Master, mestre e doutor em Economia,
pesquisador visitante nas universidades de Cambrige/UK e Columbia/NY (Foto: divulgação)

“Com uma casa de análise, uma assessoria ou, até mesmo, como agente autônomo, é possível conseguir uma carteira de investimentos desde cedo”, analisa Gala, reforçando a importância de estudar o mercado antes de arriscar alto.

Investimentos ideais para 2024

“O ano de 2024 será o último ano com taxas baixas”, declara o economista. Ele explica ser necessário entender que o mercado está em fase de transição de juros mais altos para baixos.

Por isso, é uma grande oportunidade para investir no mercado nacional e internacional — sobretudo nos Estados Unidos, que registram a taxa de 5% de juros para o dólar. No Brasil, os números variam entre nove e 11%.

O economista contextualiza que esse é um momento favorável para investir em renda fixa, títulos públicos, tesouro direto no Brasil e nos EUA, NbS e carteira de ações. Também adiciona à lista os investimentos nos setores imobiliário e de varejo.

E o tradicional: bolsa de valores. Gala reforça: “o primeiro trimestre de 2024 ainda é o grande momento de aproveitar essas oportunidades.”

Neste ano, o profissional informa ser arriscado o investimento em commodities (principalmente minério de ferro). E que é preferível optar pela compra de ações de empresas que dependem de taxas de juros.

*Matéria originalmente publicada na edição #284 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário