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Beleza limpa: empresa da Região Sul busca expansão para produtos sustentáveis

Antes de criar a Planth, empresa de cosméticos sustentáveis, a publicitária e empreendedora catarinense Tathiane Pereira, conta que sentiu na pele a necessidade de trocar os cosméticos convencionais pelos naturais. Há nove anos, quando seu filho nasceu, ele teve uma série de alergias após o uso de produtos de higiene para bebês. De tanto testar itens que promovessem alívio às dermatites da criança, a empreendedora decidiu começar a produzir em casa alguns produtos naturais sólidos para uso próprio e da família. Deu tão certo que Tathiane passou a vender os cosméticos artesanais na mercearia de produtos orgânicos e naturais que também administra.

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Em março de 2023, a marca inaugurou um momento com o lançamento do primeiro quiosque de autoatendimento de cosméticos sólidos 100% naturais do Brasil. A ideia surgiu em novembro de 2022, quando Tathiane encontrou uma nova parceria para alavancar os negócios durante uma feira de produtos orgânicos. Admiradora e consumidora da Planth, Samantha Linsmeyer, propôs a sociedade. Além do encontro, a experiência da feira mostrou à Tathiane a importância do ponto de venda físico permanente para diversificar os negócios que até então já chegavam a seis estados do país por meio de revendedores e do e-commerce. 

“Durante as exposições eu percebi que vendia muito mais quando podia falar sobre o produto e mostrar como ele funciona. Assim entendi a necessidade de levar a Planth à locais de maior visibilidade”, explica Tathiane. 

Expansão da Planth

A partir dessa experiência, as sócias começaram a estudar possibilidades para o crescimento da marca. “Estamos em busca de investidores para ampliar o desenvolvimento de novos produtos, fortalecer a Planth e alcançarmos cada vez mais pessoas. Além disso, nossos planos são exportar e montar um modelo de franquia”, conta Tathiane.

No dia seguinte à inauguração do primeiro quiosque de autoatendimento, que funciona como um protótipo, Samantha relatou o interesse de algumas pessoas em montar lojas da Planth em outros shoppings da cidade e em Curitiba (PR). Segundo ela, a ideia é levar os quiosques para espaços como condomínios, aeroportos, shoppings, entre outros locais de grande circulação.

Planth aposta em beleza lima

Além da proposta de beleza limpa e sustentabilidade, o ingrediente adicional da Planth é o preço justo. O valor para os consumidores não ultrapassa R$ 53 para aquisição de desodorante, serum, condicionador ou xampu. Como diferencial estão itens desenvolvidos com ativos em pó naturais, pastilhas que não quebram ou usam plástico. 

A embalagem primária é de fibra da palha de trigo e bagaço de cana e a secundária de fibra celulose sem aditivo químico ou cobertura plástica. Ambas são compostáveis em 45 a 60 dias, facilitando o ciclo da vida. Outro ponto é que em nenhum momento a produção utiliza água ou gera resíduos. Sendo que tudo é feito com plantas e segue o princípio de ser compostável ou biodegradável.

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