PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Palavra da ADVB/PR: o vírus que contagiou o marketing e as vendas

Por: Claudio Stringari

A ADVB/PR é uma entidade que representa o mercado de marketing e vendas do estado, congregando os grandes nomes dessas áreas. Profissionais fantásticos que orbitam o ecossistema da associação e nos inspiram a continuar trabalhando voluntariamente, ao lado dos quase 100 diretores e conselheiros da entidade, para melhorar o que já está bom. Não é uma tarefa fácil, mas, com coletividade e cooperação, nada é impossível.

CONFIRA: Leonardo Petrelli recebe homenagem da ADVB/PR em premiação do Top de Marketing 2022

Por falar em fácil, o Top de Marketing 2022 foi “o mais difícil de todos tempos… Até agora”. Afinal, a cada ano, os cases inscritos são verdadeiras aulas de estratégia, criatividade e inovação. Não falo apenas dos trabalhos premiados, mas de todos os profissionais que, ao se depararem com uma crise, arregaçam as mangas para desenvolver ideias de outro mundo. Ou, simplesmente, pensam muito mais na solução do que no problema.

Nas últimas duas décadas, fomos impactados fortemente pela revolução tecnológica. Tudo mudou e continuará mudando! As relações humanas, os hábitos de consumo (inclusive os de informação), as classes sociais, os produtos, os serviços, as profissões… Passamos por inúmeras crises, seis Copas do Mundo, inúmeros escândalos e até uma pandemia.

Independentemente disso, o mundo nos negócios seguiu crescendo. E assim será sempre. Não só por conta das novas tecnologias, mas, também, por causa das pessoas. Nenhuma empresa sobrevive apenas com máquinas. Por isso, que acredito muito no termo TECNOGENTE. A soma, a união do melhor desses, digamos, dois mundos.

Sabe por quê? Porque, apesar de tudo, vai ter gente “vendendo lenços” e fazendo campanhas para ensinar “como fazer do limão uma limonada”. Pode parecer piegas, mas essa é a realidade.

E essa gente que mostra seu valor a cada desafio imposto foi vista no Top 50. Essas pessoas não têm medo das mudanças, não ficam apenas reclamando ou atacando os concorrentes. Elas fazem diferente, se reinventam, não têm medo de errar. Ou erram rápido… E aprendem com esses erros!

Mais do que isso, elas inovam, escutam seus pares e conseguem (lá vem mais um jargão) “riscar o S da crise”. Acordam um pouco mais cedo e vão dormir um pouco mais tarde para superar todas as dificuldades – que não são poucas. E, óbvio, não deixam de lado a sua HUMANIDADE, o amor ao próximo, a atenção às grandes causas, à família e a si mesmo. Até por- que nenhum negócio alcança o sucesso sem pessoas felizes. Essa felicidade é o que traz a ousadia imprescindível para o marketing.

E que coloca o sorriso no rosto do vendedor – e de quem compra. Isso é o que contagia. Muito mais que qualquer vírus.

Claudio Stringari é empresário, proprietário da Central Press e diretor presidente da ADVB/PR no biênio 2022-2023.

Deixe um comentário