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Os melhores comerciais sobre amor

A publicidade depende do nosso lado sensorial

Mais do que textos, para ser eficaz, a propaganda tem que nos tocar por meio de sons, imagens e cenas que mexam com nosso imaginário, que nos conectem a cada produto — não pelo que ele é, mas pela experiência que nos traz.

Como a edição deste mês da TOPVIEW trata de amor, resolvi, em vez de escrever um texto a respeito, montar uma seleção com os três melhores comerciais sobre amor, na minha opinião. O vencedor, pela sensibilidade na escolha da trilha sonora, direção de fotografia, locação e roteiro, é um comercial intitulado “Igrejas”, produzido 11 anos atrás pela Giovanni+DraftFCB para a Canon. Com o slogan “todo momento conta”, temos a visão de um fotógrafo escolhendo a igreja ideal para o casamento com sua, suposta, noiva. Nada é dito além das imagens, mas tudo é sentido.

O segundo lugar vai para a narrativa muito bem construída que mesclou publicidade com ciência no comercial do bombom Serenata de Amor, produzido pela W/Brasil, do Washington Olivetto, lá em 2008. Nele, temos uma montagem dinâmica que explica, de forma concisa e muito clara, o que é o amor.

Por fim, o terceiro lugar no pódio, mas com lugar cativo entre minhas campanhas favoritas, vai para a Johnson’s Baby, pelo comercial “Sinfonia da Vida”, que teve um primoroso trabalho de Jarbas Agnelli na composição da trilha e chama atenção pelo ineditismo da ideia. Com um insight realmente inovador, a campanha, que foi veiculada para o Dia das Mães, criou uma sinfonia para uma mulher grávida a partir do ritmo de seu ultrassom.

*Matéria originalmente publicada na edição #262 da revista TOPVIEW.

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