Movendo o futuro
Nos últimos 30 anos, o Grupo Barigui construiu uma trajetória sólida, tornando-se o maior revendedor de automóveis e caminhões do sul do Brasil. Nesta edição, escolhi entrevistar duas pessoas que admiro pelas conquistas que tiveram ao longo de suas carreiras e que, agora, imprimem novamente a vanguarda da TI, da inovação e da segurança da informação no Grupo Barigui e na Move: o diretor de TI e inovação, Ivo Roveda Neto, e o diretor de tecnologia, João Paulo Rodrigues.
Vocês tiveram importantes conquistas ao longo dos últimos anos. Como se conheceram e quando iniciaram negócios juntos?
João: Nos conhecemos trabalhando no James Delivery. O Ivo foi um dos fundadores e CFO da startup e eu entrei na empresa em 2020 para ajudar no processo de expansão. Quando saímos de lá, começamos a conversar sobre a possibilidade de empreender no setor automotivo. Foi então que, em 2022, entramos no Grupo Barigui e levamos uma proposta para construir uma startup. Em quatro meses, nasceu a Barigui Move, focada na compra e venda de seminovos.
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Neste ano, o Grupo Barigui completa 30 anos de história. Como o grupo tem buscado inovar e qual é a importância da entrada de vocês como área estratégica?
Ivo: Sabemos que o que nos trouxe até aqui não é, necessariamente, aquilo que nos levará adiante. Queremos que o cliente fique cada vez mais confortável e confiante para fazer negócio conosco, bem como tangibilizar a transparência de nossas operações. Temos a tecnologia como fio condutor para que mudanças estruturais na experiência dos clientes aconteçam. Nesse sentido, a Move vem como um grande laboratório de testes, para que possamos mensurar resultados e aplicar novas soluções em nossas operações.
Quais são as principais tecnologias ou serviços inovadores que a Barigui está adotando para se destacar no mercado?
João: Em 2023, entramos em uma nova fase de crescimento, com a tecnologia como área estratégica. Nossos e-commerces conversam com nossas lojas (phygital) e oferecem uma ampla variedade de produtos, com preços competitivos e facilidades de pagamento. Aprimoramos nossas parcerias com o setor financeiro para conseguirmos oferecer as melhores taxas e condições de financiamentos e seguros. Além disso, estamos desenvolvendo um sistema de análise de cadastro e movimentação financeira que ajudará nosso time a evitar fraudes, avaliar transações e reportar ao governo regulações obrigatórias. Aqui estão alguns exemplos de como o Grupo Barigui busca inovar para oferecer uma experiência única aos clientes:
● Investimos em tecnologia para melhorar a experiência de compra dos clientes. Nossos e- commerces conversam com nossas lojas (Phygital) e oferecem uma ampla variedade de produtos, com preços competitivos e facilidades de pagamento. Estamos desenvolvendo novas plataformas de negócio que devem ser lançadas entre 2023 e 2024.
● Investimos em marketing digital para promover nossos produtos e serviços. Nossos canais digitais nos permitem alcançar um público maior e oferecer informações relevantes para os clientes. Estamos evoluindo cada vez mais a nossa inteligência de negócio para tomarmos melhores decisões e campanhas ainda mais efetivas.
● Desenvolvemos soluções inovadoras para atender às necessidades dos clientes. Por exemplo, estamos criando um sistema de agendamento online para facilitar o atendimento aos clientes.
● Evoluir cada vez mais nossas integrações e parcerias com o setor financeiro, para conseguirmos sempre oferecer as melhores taxas e condições de financiamentos e seguros para quem deseja
● Estamos criando um sistema de análise de cadastro e movimentação financeira que ajudará nosso time financeiro em diversas frentes, entre elas: Evitarmos qualquer tipo de lavagem de dinheiro, avaliarmos nossas transações, reportar ao governo sobre regulações obrigatórias, entre outros.
A segurança da informação é uma preocupação crescente em diversos setores. Como vocês têm protegido os dados dos seus clientes?
Ivo: Adotamos uma estratégia geral para todo o grupo, o que inclui estabelecer políticas e procedimentos claros para proteger os dados e garantir a conformidade com as regulamentações de segurança, incluindo diretrizes para senhas fortes, monitoramentos, uso adequado dos recursos de tecnologia e gerenciamento de incidentes.
A transformação digital tem impacta do cada vez mais o setor automotivo. Quais são as estratégias adotadas para se adaptar a essa nova realidade?
João: Buscamos constantemente maneiras de aprimorar a experiência do cliente, desde que entram na concessionária até o pós-venda. Muitos projetos estão sendo desenvolvidos para estarmos juntos na jornada do cliente a todo momento. Também implementamos novas automações para os processos internos, que irão melhorar a eficiência operacional, reduzir os custos e fornecer uma experiência mais rápida e conveniente para todos.
Parcerias estratégicas são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Quais são as colaborações que a empresa estabeleceu com fabricantes de automóveis, fornecedores de tecnologia ou outras empresas para impulsionar o crescimento e a oferta de produtos e serviços diferenciados?
Ivo: Trouxemos ótimos parceiros do mercado automotivo para nos ajudar a impulsionar as vendas recentemente. Um exemplo foi uma plataforma que automatizou nossas campanhas de marketing ao criar anúncios automaticamente olhando o nosso estoque e publicando em diversos canais. Criamos também diversos micro-serviços que estão abrindo uma plataformização dos nossos produtos e serviços que já estão em operação e também abrirão espaço para novos negócios ainda não imaginados hoje, mas que vão prover espaço para nosso time comercial ter novas ideias no futuro. Além disso, fechamos uma grande parceria com o Google para nossa jornada em nuvem, ela é uma peça fundamental de nossa jornada na transformação digital do grupo.
*Matéria originalmente publicada na edição #277 da revista TOPVIEW.