PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Homenagens, emoção e merecimento

Com o coração cheio de orgulho, no último mês, recebi três homenagens importantes que me fazem olhar para trás e ter orgulho da história que construí

Outubro foi um tempo de muitas emoções – na vida pessoal e na vida profissional. Nossa família começou o mês em meio às comemorações do casamento do nosso filho Eduardo com a nossa nora Stephanie. E, nas semanas seguintes, recebi carinho e reconhecimento público em três importantes homenagens.

No dia 24, as homenagens vieram em dose dupla. Primeiro o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, concedeu-me a Comenda Me- cenas da Inovação. Ela representa nossa contribuição para que o Paraná tenha se tornado o estado brasileiro mais inovador. Esse é um tributo que significa muito para mim. Está alinhado com meu DNA inovador. Não foi à toa que fundei há 25 anos a primeira empresa de educação a distância do Brasil para o meio corporativo, a Dtcom, que, hoje, é a maior produtora de conteúdo educacional do país para o Ensino Superior.

Na sequência, recebi o título de Cidadão Benemérito do Paraná, honraria concedida pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Alexandre Curi, que reconhece na comunicação que fazemos um serviço da mais alta relevância em benefício da nossa terra e da nossa gente.

LEIA TAMBÉM: Uma história de orgulho

Em seguida, no dia 31, fui agraciado com a Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, concedida pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná pelo nosso protagonismo na área de comunicação multimídia. Aos 36 anos de atividades, o Grupo Ric é hoje o maior produtor estadual de conteúdo multiplataforma. Fazemos jornalismo, entretenimento e publicidade, sempre conectados às necessidades da audiência e dos parceiros de negócios, mirando os melhores resultados para todos.

Mais ainda do que agradecer e celebrar, essas altas demonstrações de apreço e reconhecimento me fizeram refletir. Por coincidência, nesses dias, durante meu trajeto diário para o trabalho, ouvi o podcast de um filósofo que me chamou bastante a atenção. Ele fazia alusão a um filme de grande impacto na sua vida.

O filme é um clássico assinado por Steven Spielberg, O Resgate do Soldado Ryan. Trata da história de um grupo de soldados arregimentados durante a Segunda Guerra Mundial para resgatar um soldado chamado Ryan. Ocorre que o Departamento de Guerra dos Estados Unidos soube que três irmãos do soldado haviam morrido em conflito e que a mãe deles estava recebendo três telegramas com a notícia.

Diante da tragédia familiar, o governo ordenou que o soldado fosse encontrado e enviado imediatamente para casa, a fim de aliviar o sofrimento dos pais. Um grupo de seis militares parte em uma missão com várias perdas.

Por fim, em uma sequência especialmente dramática, em seu leito de morte, o chefe do grupo de americanos, interpretado por Tom Hanks, chama o soldado Ryan, segura na gola dele e diz sem rodeios: “Faça valer a pena!” Ou seja, faça por merecer todo o esforço, dedicação e morte desses soldados que vieram aqui te salvar. Muitos anos depois, já na velhice, Ryan pergunta à esposa se realmente ele fez por merecer tudo o que viveu.

Esse é o questionamento que todos nós fazemos, ou deveríamos fazer, em algum momento da vida. Se nós estamos aqui realmente fazendo a diferença. Tenho feito esse exercício. Venho pensando sobre as ações e realizações ao longo da minha trajetória como cidadão e como profissional. Venho de uma família que me permitiu boas oportunidades nas áreas do conhecimento, da educação, da saúde e também na vida empresarial.

(Foto: Orlando Kissner)

Tenho muita gratidão pelo que meu pai e minha mãe, os inesquecíveis Mario e Dircéa Petrelli, puderam me proporcionar. Com essa consciência, procurei sempre fazer movi- mentos que reverteram parte desses benefícios em favor de muitas outras pessoas.

E, ao me questionar, como fez o velho soldado Ryan, eu realmente acho que estou fazendo por merecer. Hoje, tenho uma família muito especial. Construí um núcleo familiar composto da minha esposa, Karla, e dois filhos, Eduardo e Mário. Tento passar para eles também o legado do meu pai e da minha mãe. Amar também é formar o caráter, ser exemplo de ética, inspirar curiosidade pela vida. Vejo que eles honram esse legado e seguem o bom caminho que aprendemos a respeitar e proteger.

Por meio dos negócios que tive e que lidero, venho retribuindo à sociedade as oportunidades que recebi. E fico feliz de dizer com tranquilidade que tudo tem valido a pena.

O Grupo Ric emprega quase 700 pessoas, e gera aproximadamente 5mil postos de trabalho indiretos. São milhares de famílias cujos destinos se entrelaçam com o meu destino e com os meus sonhos de construir uma sociedade melhor.

Mas não é só. Os veículos do Grupo Ric levam informação ética e plural a milhões de pessoas diariamente. Somos a maior rede afiliada da Record TV, com quatro emissoras que cobrem todo o Paraná. Somos também o maior parceiro regional da rede Jovem Pan FM e Jovem Pan News, com oito emissoras pelo estado. A plataforma de estilo devida TOPVIEW é uma das mais respeitadas do país.

Atualizamos em tempo real o portal de notícias ric.com.br, com cobertura local e informações nacionais e internacionais de tudo o que é importante. Estamos nas redes sociais, transmitindo informações pelos nossos canais no Youtube e no Instagram, principalmente.

Nunca fomos tão vistos, ouvidos e conectados. A fiscalização feita por meio do nosso jornalismo traz resulta- dos concretos para a vida das pessoas. Faz com que o dinheiro seja melhor empregado, que os homens públicos sejam probos e corretos, que estejam sempre cumprindo suas obrigações, que invistam para melhorar a educação, a saúde, a qualidade de vida… levamos produtos e serviços, empresas e marcas para perto da nossa audiência, viabilizando negócios e relacionamentos que geram riqueza e criam empregos.

A informação transforma, abre portas, constrói caminhos, ajuda os cidadãos a ambicionar mais, a buscar estudo, a conseguir emprego, a descobrir o talento para empreender. Ela contribui para a notícia, equilibra opiniões, sustenta a democracia e defende os princípios da ética e da moral.

Eu caminho guiado por um compromisso com a sociedade, para, juntos, construirmos um país melhor. Acredito que sempre é hora de fazer por merecer. De renovar o propósito, de cuidar do legado que recebi. Sempre é tempo de valorizar o apoio que tenho da minha família, dos meus acionistas e colaboradores e também da minha audiência.

Eu me sinto merecedor e as homenagens que venho recebendo são mais um estímulo para prosseguir.

*Matéria originalmente publicada na edição #279+281 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário