PODER NEGóCIOS & CARREIRA

#TECH: Sicredi, Grendene e outras empresas apresentam desafios para startups em programa de inovação

Estão abertas as inscrições para o Conecta Caldeira, programa que busca conectar os desafios vivenciados por corporates com startupsque oferecem soluções inovadoras. Ao longo do ano, seis grandes temas serão trabalhados. Para esta terceira edição, os desafios apresentados pelas empresas Delta Global, DLL, Grendene, Sicredi, Colégio Marista Rosário e Unimed são permeados pela sustentabilidade, abordando tópicos como diagnóstico ESG, carbono renovável e demais reduções e mensuração de impactos ambientais. As inscrições podem ser feitas no site.

LEIA TAMBÉM: Family Business: o que fazer quando sucessores perdem o interesse?

O Conecta Caldeira se apresenta ao ecossistema como um programa de inovação aberta, com a proposta de unir grandes empresas e startups em trabalhos conjuntos. Por meio do compartilhamento de conhecimento entre negócios de diferentes fases e níveis, o Instituto Caldeira observa a possibilidade de solucionar problemas reais enquanto gera oportunidade de negócios e conexões e visibilidade para as startups e, consequentemente, para o ecossistema gaúcho de inovação. 

“O Conecta é a nossa aposta para mostrar que unindo diferentes perfis de negócios é possível chegarmos a soluções inovadoras e totalmente aplicáveis para grandes empresas que vivenciam desafios diversos. É como um chamado para que o ecossistema olhe para o potencial da inovação aberta”, relata Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira. 

O programa funciona em quatro etapas, sendo elas a inscrição, seleção, Demoday e conexão. Dado o encerramento do prazo de inscrições, acontece a seleção e divulgação das startups escolhidas. Ainda nesta etapa, é previsto um encontro para sanar dúvidas, escolha da startup destaque e o preparo para a fase seguinte. No Demoday, os selecionados participam de um pitch day online, para a separação seguindo o perfil de desafios proposto pelas empresas. Após o pitch day, há o alinhamento entre empresas e startups sobre a execução das ideias propostas. 

A startup selecionada como destaque pela banca avaliadora ganhará créditos para serem utilizados nas instalações do Instituto Caldeira, válidos por 6 meses após o encerramento da edição vigente. A área de inovação dentro do hub ganha ainda mais destaque com conteúdos e eventos específicos para esse setor. Por exemplo, o Caldeira Pitch em que as startups apresentam as suas soluções para a comunidade em encontros que acontecem toda quinta-feira na arquibancada do Caldeira. Iniciativas como o Caldeira Talks e o Caldeira Recebe são outras possibilidades de conexão e trocas com grandes nomes do mercado sobre o ecossistema de inovação, transformação digital e nova economia. “Estar no espaço físico possibilita uma aproximação ainda maior com a Comunidade Caldeira, facilitando a absorção de possibilidades e visibilidade para além do que é proposto em nosso programa”, completa o CEO. 

Deixe um comentário