PODER NEGóCIOS & CARREIRA

WTC | Ric Business: crescimento pela união

As parcerias estratégicas podem elevar a potência e o tamanho dos negócios

“Nenhuma empresa vai crescer sozinha.” A afirmação, certa e direta, de Nara Guimarães, fundadora da Plural Sales, co-fundadora da Astella Expert Network e mentora Endeavor, traduz exatamente o motivo pelo qual ela se uniu à Juliana Tubino, uma mulher com trajetória notável no ramo da tecnologia, na autoria do livro Ecossistema de Parceiros. Juntas, as autoras criaram o “Método Octo”, uma metodologia com oito eixos para organizações identificarem possibilidades e colocarem em prática estratégias de parcerias no ambiente de negócios.

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Juliana Tubino e Nara Guimarães foram as palestrantes convidadas do primeiro evento WTC | Ric Business (Foto: Rodrigo Félix)

“Todas as empresas que buscam crescer de forma sustentável, escalável e lucrativa, de alguma forma, vão participar de algum ecossistema ou vão ser protagonistas, desenvolvendo o seu próprio”, explica Nara. Para demonstrar, Juliana cita o exemplo de uma das organizações pela qual já passou: “A Microsoft faturou US$ 212 bilhões no ano passado, tem 200 mil funcionários e 400 mil parceiros. A cada US$ 1 que a Microsoft vende, são gerados US$ 10 para o canal de integração. Imagina o impacto que isso tem em um ecossistema amplo construído.”

Segundo Nara, diferentemente de outras áreas de negócios, como o setor de vendas, que já tem diversas metodologias planejadas quando a temática é parceria, as indústrias e empresas ainda são carentes de uma estruturação. Essa percepção foi o que levou as profissionais a inovarem no método proposto. 

“No método que a gente desenvolveu, propomos que as empresas façam um prognóstico de maturidade em cinco níveis para entender cada um dos oito eixos. A nossa metodologia busca que as empresas trabalhem a figura do octógono para que elas sejam o mais homogêneas possível. A partir daí, já sai uma visão do o que está legal e qual é o ponto do plano de ação”, completa. 

Vantagens

O que sustenta o fortalecimento do ecossistema de parceria como base para crescimento das empresas é uma percepção que vem da biologia. Nara explica: “Se os ambientes têm diversidade de espécies, provavelmente vão ser mais fortes, sólidos e estáveis. Se eu consigo colocar isso no meu ambiente de negócios e ter diferentes agentes atuando de forma conjunta formando essa rede, provavelmente vou ter um negócio com diferencial competitivo maior.”

Todos os atores externos à operação do negócio podem ser considerados parceiros e diferentes modelos de parceria podem apoiá-lo em áreas específicas. Aumento do core business, expansão internacional e apresentação a uma nova audiência são algumas vantagens levantadas a partir disso. “Como definição, ecossistema é quando você tem relação comercial com mais de uma parte. O que a gente propõe é fazer isso de uma forma estruturada”, afirma Juliana. 

Parceria de sucesso

Um exemplo que traduz o potencial gerado a partir de parcerias é a recente união entre NVIDIA e Microsoft. O objetivo é lançar uma série de microsserviços de inteligência artificial generativa (aquela que produz textos, imagens e outros materiais a partir de comandos). A tecnologia, desenvolvida pela NVIDIA, passa a fazer parte dos serviços Azure,  Azure AI, Microsoft Fabric e Microsoft 365 e será voltada para o setor empresarial – o que deve contribuir com o desenvolvimento da indústria mundial.

Além disso, as organizações se unem para trazer mudanças significativas para setores como saúde e ciência da vida ao integrar tecnologia de nuvem, AI e supercomputação. A ideia é que prestadores de serviços de saúde, empresas farmacêuticas e biotecnológicas possam inovar em pesquisa clínica e dispositivos médicos.

Grupo Ric e World Trade Center

Neste ano,  a parceria WTC | Ric Business, assinada por Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, e Daniella Abreu, presidente do WTC Curitiba, inaugura um ciclo de eventos empresariais com objetivo de aprofundar informações sensíveis e estratégicas para o crescimento do ambiente de negócios do Paraná. Ao longo de 2024, as instituições assinam juntos eventos mensais que movimentam o setor com a presença de empresários e executivos locais, além de palestrantes convidados. Essas e outras ações serão divulgadas pelo jornalismo do Grupo Ric, o maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná. 

Em março, o evento de lançamento do WTC | Ric Business, realizado na Galeria Laguna, no Batel, trouxe como tema Máquina de Crescimento via Parceiros de Negócios. Juliana Tubino e Nara Guimarães, autoras do livro Ecossistema de Parceiros, foram convidadas para palestrar no encontro assinado pelo grupo WTC Woman.

A tecnologia é delas

Juliana Tubino

Juliana Tubino carrega uma expressiva bagagem na área de canais, com passagens pela Microsoft e RD Station, em que foi peça fundamental em uma das grandes iniciativas de crescimento da empresa. Hoje, como conselheira e investidora de startups, Juliana desempenha um papel decisivo no crescimento de empresas tecnológicas, no Brasil e no exterior. 

(Foto: divulgação)

Nara Guimarães

Nara Guimarães tem um background como executiva de marketing e vendas, empresária, investidora e mentora. Na RD Station, criou e liderou o programa de canais da empresa por cinco anos, em que participou da construção do sistema de parceiros. Fundadora da Plural Sales, ela se dedica a ajudar empresas a otimizar programas de parceiros a partir de consultoria e treinamentos. 

(Foto: divulgação)

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