#SuperSkills: 5 habilidades para você se destacar no mercado de trabalho
Para ingressar no mercado de trabalho, avançar na carreira ou até mesmo contratar uma equipe competente é importante definir metas e expectativas para o futuro. Para alcançar os objetivos, desenvolver habilidades é imprescindível. Conversamos com o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, sobre o tema.
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Weiler lembra o que é essencial na hora da busca por uma colocação no mercado: “algumas competências são natas, ou seja, a pessoa nasce com elas, porém é possível desenvolver diferenciais competitivos, seja com cursos, palestras, networking ou muito estudo”, afirma.
Quando uma empresa busca um profissional, já traça previamente perfil que espera para a vaga.
“Muitas empresas colocam a busca por talentos no topo das maiores dificuldades do dia a dia empresarial. Uma contratação errada gera custos, tempo perdido e menos sucesso para a empresa”, afirma Weiler.
Hoje, as empresas buscam profissionais com conhecimento técnico, boa habilidade emocional e, principalmente, abertos a aprender e evoluir. Weiler lista cinco habilidades muito valorizadas pelas empresas.
5 habilidades para se destacar no mercado de trabalho
Liderança
Alguns colaboradores trazem a liderança como algo natural, dentro de si. Saber comandar uma equipe, delegar funções, incentivar e motivar os demais funcionários e, acima de tudo, ter uma visão global da empresa e olhar para o futuro.
Inovação
O colaborador que consegue trazer soluções inovadoras, o famoso pensamento “fora da caixa”, é muito valorizado pela empresa. Enxergar oportunidades de mudanças e ferramentas inovadoras para lidar com os desafios é uma habilidade cada vez mais esperada por quem busca um profissional no mercado.
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Empatia
Colaboradores que se identificam com a empresa conseguem se colocar no lugar dos clientes para encontrar soluções. Aqui falamos dos colaboradores que, ao mesmo tempo, consomem ou utilizam os serviços, ou produtos oferecidos pela empresa: a visão deles se torna um diferencial para trazer competitividade e inovação, já que podem oferecer suas próprias opiniões e conclusões sobre a empresa. Os negócios devem valorizar a contratação de profissionais que se identificam com a marca.
Inteligência Emocional
Conhecer as suas próprias características pessoais faz com que, na maioria das vezes, o colaborador também tenha maior facilidade para lidar com pessoas. Seja com os demais colaboradores, subordinados ou líderes, ou até mesmo com o cliente, um profissional com inteligência emocional desenvolvida consegue mostrar maior determinação e garra no dia a dia do trabalho.
Especialização
A formação profissional, cursos, palestras, pós-graduação e especializações realizadas pelos colaboradores mostram o conhecimento técnico de cada um e são cruciais na hora da empresa decidir por uma contratação. Há também o caminho inverso, quando a empresa percebe a dedicação, porém, com pouco conhecimento técnico, pode oferecer a formação como forma de capacitação do colaborador.