PODER

Elas são incríveis! As mulheres que marcaram Curitiba neste mês

O colunista seleciona cinco mulheres notáveis que marcam a cidade de Curitiba

“Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.” (Provérbios 10:19)

Zaira Galléas

Zaira Galléas é uma das estrelas do firmamento social, brilhando no beautiful people paranaense. Com raro bom gosto no vestir-se, sua presença se faz notar também pela espontaneidade, que adorna sua personalidade. Na saison, ganhou todos os focos com o sensacional Dolce & Gabbana que exibiu no exclusivo jantar de Florlinda Andraus. Batalhadora do bem, é de atuação frequente nas iniciativas filantrópicas. Zaira Galléas é casada com o empresário Dirceu Galléas e mãe de Rodrigo, Mariana e Diego.

 

 

Ety Cristina Forte Carneiro

Ety Cristina Forte Carneiro, com louvável maestria, conduz o Hospital Pequeno Príncipe como sua diretora-executiva. Referência nacional no atendimento à criança, a instituição de saúde paranaense tem como um de seus padrinhos o Rei Pelé. O desempenho de excelência alcançado pelo Pequeno Príncipe motivou o governo francês, em 2015, a conceder a Legião de Honra a Ety Cristina Forte Carneiro, primeira paranaense a ser distinguida com a celebrada comenda, instituída em 1802 por Napoleão.

 

Maria Elisa Ferraz de Carvalho Paciornik

No team de realizadoras, raras exibem tanta competência como Maria Elisa Ferraz de Carvalho Paciornik. Ao longo dos anos, pontuou alto comandando a Fundação Cultural de Curitiba, a Aliança Francesa e, como seu pai, Ruy Ferraz de Carvalho, foi secretária de Estado, respondendo pela Administração. Como presidente da CIC, teve atuação decisiva para a vinda da Renault para Curitiba. O abalizado comando de Maria Elisa deixou marcas na Associação dos Amigos do HC, entre outras.

 

Regina Casillo

Notável pelo olhar especial, que foca a arte paranaense, o colosso Regina Casillo já colocou sua assinatura em 42 livros, que registram, em várias escolas, o universo criativo da arte do Paraná. Em seu Solar do Rosário, a arte e a cultura são oportunizadas em inúmeras oficinas. Digna de aplausos, a livraria, que trouxe mais um up ao centro de cultura, visa constantemente oferecer complementação. Na programação do Solar do Rosário, soma também as viagens de conhecimento. Em 2019, um ônibus-museu levará arte aos bairros, democratizando a cultura em um âmbito maior de resgate social.

 

Vera do Amaral Lupion

Educação, elegância e refinamento são as matizes que definem Vera do Amaral Lupion. Pela tradição, que familiarmente a cerca, ocupa o Everest da heráldica paranaense. Com suas lides palacianas, hostess e proprietária, Vera é chamada de a notável castelã. Na saison, a propósito, o Castelo do Batel ampliou sua coleção de honrarias, recebendo o Prêmio Caio pela enésima vez. A premiação, tida como o Oscar do Turismo, ocorreu em noite de gala em São Paulo. A honraria foi recebida por Danièlle e Marcelo Lupion.

Deixe um comentário