Elas são incríveis! As mulheres que marcaram Curitiba neste mês
“Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.” (Provérbios 10:19)
Zaira Galléas é uma das estrelas do firmamento social, brilhando no beautiful people paranaense. Com raro bom gosto no vestir-se, sua presença se faz notar também pela espontaneidade, que adorna sua personalidade. Na saison, ganhou todos os focos com o sensacional Dolce & Gabbana que exibiu no exclusivo jantar de Florlinda Andraus. Batalhadora do bem, é de atuação frequente nas iniciativas filantrópicas. Zaira Galléas é casada com o empresário Dirceu Galléas e mãe de Rodrigo, Mariana e Diego.
Ety Cristina Forte Carneiro, com louvável maestria, conduz o Hospital Pequeno Príncipe como sua diretora-executiva. Referência nacional no atendimento à criança, a instituição de saúde paranaense tem como um de seus padrinhos o Rei Pelé. O desempenho de excelência alcançado pelo Pequeno Príncipe motivou o governo francês, em 2015, a conceder a Legião de Honra a Ety Cristina Forte Carneiro, primeira paranaense a ser distinguida com a celebrada comenda, instituída em 1802 por Napoleão.
No team de realizadoras, raras exibem tanta competência como Maria Elisa Ferraz de Carvalho Paciornik. Ao longo dos anos, pontuou alto comandando a Fundação Cultural de Curitiba, a Aliança Francesa e, como seu pai, Ruy Ferraz de Carvalho, foi secretária de Estado, respondendo pela Administração. Como presidente da CIC, teve atuação decisiva para a vinda da Renault para Curitiba. O abalizado comando de Maria Elisa deixou marcas na Associação dos Amigos do HC, entre outras.
Notável pelo olhar especial, que foca a arte paranaense, o colosso Regina Casillo já colocou sua assinatura em 42 livros, que registram, em várias escolas, o universo criativo da arte do Paraná. Em seu Solar do Rosário, a arte e a cultura são oportunizadas em inúmeras oficinas. Digna de aplausos, a livraria, que trouxe mais um up ao centro de cultura, visa constantemente oferecer complementação. Na programação do Solar do Rosário, soma também as viagens de conhecimento. Em 2019, um ônibus-museu levará arte aos bairros, democratizando a cultura em um âmbito maior de resgate social.
Educação, elegância e refinamento são as matizes que definem Vera do Amaral Lupion. Pela tradição, que familiarmente a cerca, ocupa o Everest da heráldica paranaense. Com suas lides palacianas, hostess e proprietária, Vera é chamada de a notável castelã. Na saison, a propósito, o Castelo do Batel ampliou sua coleção de honrarias, recebendo o Prêmio Caio pela enésima vez. A premiação, tida como o Oscar do Turismo, ocorreu em noite de gala em São Paulo. A honraria foi recebida por Danièlle e Marcelo Lupion.