PODER

Moro pede para sair

O que começou com promessa de “carta branca”, terminou com troca de acusações

Há três meses essa coluna avisou que interesses nada republicanos conspiravam contra Sérgio Moro. E eles se moveram rápido. O que começou com promessa de “carta branca”, terminou com troca de acusações.

O paranaense ficou um ano e quatro meses como ministro, acumulou resultados positivos e uma coleção de sapos engolidos. De um lado os índices de criminalidade caíram, mas de outro era constante a ameaça de ter sua atuação reduzida. Além disso, seus projetos de lei eram desfigurados e os principais auxiliares foram exonerados. O ato final foi avisar a todos que o presidente queria interferir politicamente na Polícia Federal.

Bolsonaro negou a ingerência, mas confirmou que queria alguém com quem pudesse ter “interação”. O futuro? Nem o próprio Moro sabe. Mas o aviso dado em fevereiro, aqui mesmo, continua: os tiros de quem não gosta do combate à corrupção podem sair pela culatra.

FRASE DO MÊS
“Será que é interferir na Polícia Federal quase implorar a Sérgio Moro, [investigar] quem mandou matar Jair Bolsonaro?” — Presidente Jair Bolsonaro, sobre a exoneração de Sérgio Moro

PARA ACOMPANHAR
Empregos na quarentena 

(Foto: divulgação).

Mais de 200 mil paranaenses aderiram à MP que permite a redução de salários e jornadas de trabalho ou a suspensão temporária de contratos. Os trabalhadores têm garantia de emprego de seis meses durante a pandemia em troca da diminuição dos ganhos por três.

Só a iniciativa privada vai pagar a conta?

(Foto: divulgação).

A pergunta segue. Até agora, apenas os empreendedores estão quebrando e os trabalhadores de carteira assinada estão sendo demitidos ou tendo salários reduzidos. Tirando os profissionais de saúde e segurança, boa parte dos funcionários públicos apenas foi para casa com as garantias da estabilidade.

Made in Paraná 

(Foto: divulgação).

O Paraná lançou um selo para estimular a produção e consumo de produtos locais. A ideia é fortalecer os empreendedores daqui, fomentando a economia, gerando emprego e renda. Uma campanha publicitária será criada para promover a iniciativa.

*Coluna originalmente publicada na edição #236 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário