PODER

Marcel Martins Malczewski, da Bematech e da M3 Investimentos, compartilha sua experiência no Projeto Jovem Empresário

Malczewski possui quase três décadas de experiência em empreendedorismo

Marcel Martins Malczewski tornou-se referência como sócio-fundador da primeira e mais bem-sucedida startup do Paraná, a empresa de tecnologia Bematech. E, por meio da M3 Investimentos, passou a investir em startups e empreendimentos early stage, visando avaliar ideias novas com grande potencial de crescimento.

Nascido em Ponta Grossa (PR), Marcel formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Informática Industrial pelo CEFET-PR (atual UTFPR) e pós-Graduação em Management pela Harvard Business School. Ao todo, ele possui mais de 28 anos de experiência em empreendedorismo. Com a Bematech S/A, recebeu o título de Empreendedor do Ano no Setor de Tecnologia pela E&Y e Revista Exame em 1999.

O Projeto Jovem Empresário é uma das empresas parceiras da M3 Invest, no qual Marcel atua também como mentor, orientando e direcionando novos negócios e startups para estarem aptos à escalabilidade e ao aporte de investimentos. Para Marcel, participar do Projeto se relaciona com o dever de retribuir tudo aquilo que aprendeu ao longo dos anos, estimulando o ecossistema local para novos empreendedores. E também significa estar de olho em novos projetos para investir.

“O Projeto é um ciclo virtuoso em que você, alimentando o jovem empreendedor com a mentoria, provoca a melhoria do perfil do empreendedor”, explica. “Você vai fazer a empresa ter uma chance maior de sucesso, vai estimular o ecossistema.” Além de ensinar muito para quem está começando, Marcel destaca a importância de continuar aprendendo com os novos empreendedores.

Mudanças no empreendedorismo
Para Marcel, o empreendedorismo tem mudado muito ao longo dos anos. Segundo ele, as empresas já não estão surgindo para ficar no mercado e os empreendedores criam novos negócios já de olho no próximo. Mesmo trabalhando com investimentos, sua filosofia é olhar a longo prazo: “Você tem que tocar um negócio como se ele fosse perene, mesmo que você queira vendê-lo amanhã. Os bons empreendedores criam negócios que são feitos para durar”, avalia.

A participação de Marcel no Projeto Jovem Empresário tem contribuído significativamente para o crescimento dos novos empreendedores, por ele ter um perfil de empresário que quer compartilhar o seu conhecimento e por ser apaixonado pelo que faz. Marcel consegue, em suma, fazer uma empresa tomar atalhos, evitando as decisões erradas, rumo ao caminho certo do sucesso.

Deixe um comentário