PODER

Investimento imobiliário: por que investir em imóveis de médio e alto padrão?

Apesar da pandemia, o setor imobiliário demonstra otimismo para investimento nos próximos meses

A pandemia nos forçou a ficar em casa. Os quinze dias de isolamento transformaram-se em quase dois anos. E a forma de vermos o lar se transformou completamente. Não é uma coincidência que o mercado imobiliário tem visto os números crescerem nos últimos meses. Considerar a casa um refúgio, tornou o investimento imobiliário ainda mais seguro. Separamos alguns dados que reforçam esse fato.

Crescimento do setor

A construção civil cresceu 9,7% em 2021, o maior crescimento do setor desde 2010, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação aos financiamentos, houve um salto de 113% no primeiro trimestre de 2021, em comparação ao ano anterior, período em que ainda não havia a interferência da COVID-19 no país. 

Os brasileiros também investiram muito mais nos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs): a plataforma de investimentos B3 registrou um aumento de 600% entre 2018 e 2022 nesse formato. 

Trimestre de investimentos

O índice FipeZAP, da ZAP Imóveis – uma das principais plataformas de compra, venda e aluguel de imóveis do país -, demonstrou que 46% dos entrevistados têm a pretensão de comprar um imóvel ainda neste mês (julho), agosto ou setembro de 2022.

Alto e médio padrão lideram

Um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), divulgado no início de 2022, mostrou o crescimento de 300% no lançamento de imóveis de médio e alto padrão. 

A paranense Prestes Incorporadora segue essa tendência: estima lançar 10 mil imóveis de médio padrão nos próximos quatro anos. A empresa, que atua em Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Guarapuava, Campo Largo e Pinhais, defende que a compra de imóveis é um forte desejo dos paranaenses nos próximos anos: 

“Temos pesquisas que apontam o desejo latente da aquisição de um imóvel nos próximos dois anos. Seja para morar ou para investir, nós entendemos esse desejo atrelado ao sonho de melhorar de vida. Por isso, destacamos tanto o poder transformador que um empreendimento habitacional promove na sociedade de maneira global”, afirma Breno de Paula Prestes, fundador da Prestes Incorporadora. 

Confiança do setor

Em diferente levantamento, a Abrainc registrou a percepção de que investir em imóveis de alto padrão é uma garantia de remunerações no futuro. O setor registrou crescimento de 67% na venda de imóveis dessa modalidade no último ano.

Deixe um comentário