As mudanças do Grupo RIC para 2020 - TOPVIEW

Independentes para continuar crescendo: as mudanças do Grupo RIC

As corporações do Paraná e de Santa Catarina vão desbravar seus próprios caminhos e enfrentar novos desafios

Compartilhe
mudanças do grupo ric

O título fala de mudanças do Grupo RIC, mas nós nunca estivemos sozinhos. O Grupo RIC Paraná e o Grupo RIC Santa Catarina nasceram independentes, embora sempre parte da mesma família e com a essência de defender o regional, cada qual valorizando e divulgando os atributos e a cultura do seu estado. Assim, a família Petrelli garantiu que os mesmos princípios e valores fossem praticados pelas duas operações, visando entregar sempre o melhor, com respeito às necessidades do nosso público.

Como adultos independentes, maduros e cientes de suas responsabilidades, os grupos sentem, nesse momento, a necessidade de seguir caminhos diferentes, mas, antes, quero relembrar alguns fatos que marcaram nossas trajetórias.

Aqui no Paraná, nossa história começou há 32 anos, como afiliada da TV Manchete, com o nome “Sistema Sul de Comunicação – SSC”. Já em Santa Catarina, a corporação atuava com o nome “Rede Santa Catarina de Comunicação – Rede SCC”, afiliada ao SBT. Em 2008, demos, juntos, outro passo importante: as emissoras de TV do nosso Grupo em Santa Catarina migraram sua afiliação para a Rede Record.

A partir desse momento, entendemos que seria coerente que as duas empresas, pertencentes à mesma família e, agora, afiliadas à mesma rede, também estivessem sob a mesma marca: Grupo RIC, a Rede Independência de Comunicação. Ao fazer uma retrospectiva, sinto orgulho em notar como os últimos anos foram de grandes conquistas, apoios e parcerias – mas sem deixar de lado nossa característica tão essencial: a independência. Cada Grupo desenvolveu produtos locais que romperam fronteiras.

Aqui no Paraná, temos a Jovem Pan, RIC Record TV, RIC Mais, Tommo e Spark, além da TOPVIEW. Da mesma forma, o Grupo RIC Santa Catarina conta com projetos que orgulham toda a família: RIC Record TV Santa Catarina, Record News SC e Notícias do Dia. Assim, as empresas – juntas – fazem do Grupo RIC um hub de sucesso, que sempre foi e continuará sendo parceiro em projetos essenciais para os estados onde estamos presentes, visto que, no nosso histórico de atuação harmoniosa e conjunta, estão o Projeto Ímpar, a campanha em prol da Previdência, a campanha de voto consciente durante as eleições e até mesmo a criação de marcas que performam nos dois estados, como o programa Ver Mais.

Agora, entramos em um novo momento e precisamos anunciar algumas mudanças do Grupo RIC. É hora de dar mais um passo adiante. Seguindo o panorama disruptivo do mercado, a inovação estará ainda mais presente em nosso cotidiano, para que nossos produtos locais continuem crescendo em alcance e qualidade. Para isso, agilidade e independência são fundamentais. Desse modo, anunciamos que as operações do Grupo RIC passam novamente a ser independentes em cada estado. No entanto, continuaremos unidos pelos valores que regem a nossa família, pois foi assim que crescemos e nos desenvolvemos, enfrentamos o mundo, superamos desafios e derrubamos barreiras. E seguiremos evoluindo, enfrentando, superando e conquistando sempre. A partir daqui, eu e meu irmão, Marcelo, seguiremos caminhos distintos, para continuar crescendo em audiência, inovação e faturamento.

Nesse novo momento, a operação de Santa Catarina vai deixar de usar as marcas Grupo RIC e RIC Record TV e vai adotar novos nomes, Grupo ND e ND Record TV – respectivamente –, nomes que já surgem vitoriosos por remeter ao único jornal do estado de Santa Catarina, o Notícias do Dia. No Paraná, vamos continuar com o que nos trouxe até aqui. E ainda apresentaremos novidades em março de 2020: novas estruturas nas plataformas de distribuição e um novo posicionamento.

As mudanças do Grupo RIC

Agora, tenho o prazer de anunciar uma completa reestruturação organizacional, criando 4 diretorias, que responderão diretamente a este que vos escreve.

A diretoria de Produto, Conteúdo e Convergência será liderada pelo jovem Marcus Yabe, que também continuará como Publisher da TOPVIEW. A diretoria de Mercado e Soluções Comerciais será dirigida por Ney Braga Alves. A diretoria Administrativa-financeira continuará a cargo de André Ferreira, executivo com longa história no grupo. Ainda, estamos criando uma diretoria de Tecnologia, que terá como missão manter o grupo na vanguarda tecnológica e será ocupada por André Fronza.

As corporações do Paraná e de Santa Catarina são irmãs e sempre vão ser. Mas, agora, cada uma desbravará seus próprios caminhos e enfrentará novos desafios. Vamos continuar escrevendo novas histórias – de muito sucesso, por sinal, entretanto, de forma mais ágil, como o mercado e o mundo digital nos cobra a cada dia. Estamos prontos para evoluir e escrevermos mais três décadas de histórias. Por fi m, quero registrar que, independentemente da mudança de nomes, um único permanece igual: o da família Petrelli, gestora das marcas. Somos uma família conectada, independente e que acredita na comunicação como um dos sustentáculos da nossa sociedade.

*Carta escrita por Leonardo Petrelli, Presidente Executivo do Grupo RIC e publicada originalmente na edição 230 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation