SP-Arte: mobiliário, tendências e outros destaques do evento
Desde 2005 a SP-Arte fomenta o intercâmbio artístico entre regiões brasileiras e o mercado internacional, inserindo o país no circuito global das feiras de arte e design. Na arte, a reunião de galerias de vários países, com obras integrantes do mercado primário e secundário, e artistas de diferentes nacionalidades, tornam o momento único aos brasileiros colecionadores e admiradores deste universo.
No design, entre lançamentos e reedições, o mobiliário e as peças são criados para a exposição na SP-Arte, tamanha a importância que vem se consolidando no setor.
LEIA TAMBÉM: Especialistas indicam 3 tendências para decoração de ambientes em 2023
Os materiais estão cada vez mais conectados à natureza e a responsabilidade em preservá-la faz parte dos manifestos em cada designer e marca que destacam seus produtos. As gerações se encontram nas criações e quem agradece é o mercado, que se organiza com sofisticada beleza.
Lançamentos
Leandro Garcia, arquiteto e designer, paulistano, mas residente em Curitiba/PR, lançou a coleção Aro, composta por vinte elementos derivados de cinco diâmetros e quatro acabamentos, que é organizada em quatro famílias: espelhos de parede, espelhos longos de parede, espelhos de mesa e bandejas.
E também assina a edição limitada em 10 peças, criada especialmente para a SP-Arte 2023, a Cadeira Sólida, que procura o mínimo de desperdício em seu processo fabril, evidenciando e expondo pequenas peças de espécies de madeira tauari, cumaru e imbuia, de diferentes seções, que se agrupam para reconstruir o tronco da árvore, sólido, denso e robusto, em forma de cadeira.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Casa: Apartamento Setembro
Celebrações
Por outro lado e comemorativo em 30 anos, a ETEL apresentou “Histórias Entrelaçadas – 30 anos da Coleção ETEL” na SP-Arte 2023, em lançamentos que recontam a trajetória e pilares da marca que participa ativamente da história do design brasileiro.
Para conter tantas histórias dentro de histórias, o projeto expositivo assinado pelo estúdio milanês SUPERLUNA STUDIO, tem como ponto de partida uma caixa branca que destaca a preciosidade dos 150 modelos de peças icônicas da Coleção ETEL expostos no stand, desenhados do início do século XX até os dias atuais.
E como gran finale – O lançamento de um novo designer para a coleção: Percival Lafer, arquiteto por formação e designer por profissão, que deixou uma marca indelével no setor de móveis no Brasil, tendo agora suas primeiras peças reeditadas pela ETEL e em exibição na SP-Arte 2023.
LEIA TAMBÉM: A arte caminha comigo
Pra quem trabalha no setor, como nós, poder encontrar tamanhas referências em galerias de arte e design, editoras, revistas, museus e instituições, juntas no histórico Pavilhão da Bienal SP, é fundamental para que consigamos fazer uma curadoria cada vez maior em nossos projetos e levar ainda mais conhecimento e cultura ao nosso mercado.