PODER EVENTOS

Ícone curitibano: Mercado Municipal celebra 65 anos em agosto

Histórias do mercado, símbolo de Curitiba, misturam negócios e laços afetivos

O Mercado Municipal de Curitiba comemora os seus 65 anos no próximo dia 02 de agosto. Essa história começa em 1958 com um grupo de comerciantes que resolveu encontrar um lugar definitivo para fixarem seus negócios. De lá pra cá, o mercado passou a reunir histórias de família, de amizades e parcerias que permanecem vivas ao longo de todos esses anos. E as histórias contemplam os comerciantes instalados no mercado e também os clientes, que se encantam com as cores, sabores e sensações que o sexagenário Mercado de Curitiba proporciona.

LEIA TAMBÉM: Um dia no Porto: os melhores lugares para conhecer na cidade portuguesa

Todas as semanas, cerca de 65 mil pessoas circulam pelo Mercado Municipal em busca de produtos frescos e de qualidade diferenciada. De acordo com Cleverson Chilipack, que é o presidente da Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal, “além da variedade de produtos disponíveis no Mercado Municipal, nós sempre trabalhamos com inovação. Inovação no sentido de proporcionar sempre a melhor experiência para o cliente que vem ao mercado para fazer compras ou simplesmente para passear e aproveitar o ambiente”, afirma.

O Mercado Municipal de Curitiba, embora já com toda essa idade, é uma dos mais modernos do Brasil. Foi o primeiro, ainda em 2009, a inaugurar um setor exclusivo para a comercialização de produtos orgânicos.

O aniversário de 65 anos do Mercado Municipal de Curitiba é especial, principalmente porque os comerciantes estão animados com a retomada do movimento depois do período da pandemia, que impactou comerciantes do Brasil inteiro. E 2023 é um ano em que os comerciantes do mercado estão ainda mais otimistas. Segundo a Bruna Agotani Mori, proprietária de um restaurante e uma confeitaria no local, “as obras do Boulevard devem impulsionar os negócios ainda mais, nós temos a expectativa de que o Mercado, que já é um local de lazer consolidado entre a população, agora passe a ser um ponto de encontro ainda mais frequentado”, diz Bruna.  

De mãe para filha: histórias do Mercado Municipal de Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba também tem características que são só dele. Muitos dos negócios do mercado são administrados por famílias. Aqui a gente encontra histórias que cruzam negócios e laços afetivos, como a Bruna e da mãe dela, a Ilsa.

Mãe e filha tocam juntas dois negócios no Mercado Municipal de Curitiba
Mãe e filha tocam juntas dois negócios no Mercado Municipal de Curitiba (Foto: divulgação)

Para a Ilsa Artusi Agottani, que é permissionária há 32 anos, o Mercado é parte da vida da família: “quando nós começamos, vendíamos especiarias, que quase ninguém tinha por aqui, fomos crescendo e acatando a sugestão de amigos que frequentavam nosso estabelecimento de fazer comida, assim nasceu o restaurante. E a Bruna, ela vem desde pequenininha”, afirma. E a filha complementa: “Eu nem tive expectativas diferentes, fui crescendo dentro do mercado e do restaurante e acabei aprendendo e gostando de fazer a gestão dos negócios. E assim conseguimos chegar até aqui”, finaliza.

Números do Mercado

O Mercado Municipal de Curitiba conta com 186 lojistas associados à Ascesme. A área total da sede atual do Mercado tem 15,6 mil metros quadrados. Atualmente todo o entorno do Mercado Municipal está sendo revitalizado para a construção de um boulevard que deve atrair ainda mais visitantes para o local.

“A obra vai trazer ainda mais conforto para os visitantes e muitos benefícios para os comerciantes. Hoje, o mercado já é ponto de encontro de muita gente, quando a obra estiver concluída isso vai se intensificar. É isso que nós queremos, que mais gente visite o Mercado Municipal que é um símbolo também para a história da cidade”, conclui Cleverson.

Serviço

Onde: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro

Instagram: clique aqui.

Deixe um comentário