iSaloni 2023: Adriano Tadeu Barbosa destaca presença brasileira na feira italiana
Diversas marcas e designers brasileiros estarão expondo no iSaloni – Salone del Mobile.Milano em 2023, em sua 61ª edição acontecendo entre os dias 18 a 23 de abril, por meio de ações coordenadas pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) a partir do Projeto Setorial Brazilian Furniture, abraçando às transformações propostas pela organização da feira, bem como compartilhando a originalidade da indústria e do design brasileiro de móveis, incluindo matérias-primas, técnicas, tecnologia e, claro, sustentabilidade.
Além da responsabilidade social, por meio da inclusão, vale ressaltar que a pauta ambiental também é prioridade no iSaloni 2023. A organização da feira recebeu neste ano o ISO 20121, certificação que atesta a preocupação e adoção de estratégias sustentáveis na realização de eventos.
Tal conceito é esperado também por parte dos expositores das indústrias brasileiras, destacando-se pela prática de processos e uso de materiais sustentáveis e certificados na produção de seus móveis.
A indústria brasileira do mobiliário, aliás, está entre as que mais têm certificações que comprovam práticas de sustentabilidade em seus processos: cerca de 98% das empresas exportadoras têm algum tipo de certificação. Com o setor também fazendo parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, seguindo seu Guia de Sustentabilidade.
O assunto é tão importante e presente na pauta da indústria moveleira nacional, um dos motes tanto na seleção das peças quanto no projeto dos espaços expositivos do Brazilian Furniture durante o iSaloni.
“A competitividade do mobiliário brasileiro está na criatividade dos seus designers, na tecnologia e nas técnicas utilizadas nas nossas indústrias, na identidade cultural do País, bem como na sua riqueza em recursos materiais, seja tratando das mais de 20 mil espécies de madeiras nativas, da lã, das fibras, rochas, entre tantas outras matérias-primas, bem como também no trabalho artesanal aplicado a elas. E é um pouco de tudo isso o que queremos compartilhar com o mundo no iSaloni 2023”, fala o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz.
LEIA TAMBÉM: Made in Brazil: Mush apresenta tecnologia exclusiva na Fuorisalone 2023
E não são apenas os materiais utilizados que chamam a atenção. Os fabricantes brasileiros de móveis investem em processos produtivos mais limpos e na economia circular, reduzindo o impacto ambiental em todas as etapas da produção e do consumo. Além disso, o design das peças também tem sido pensado de forma a minimizar o desperdício, otimizar a usabilidade, aumentar o tempo de vida dos produtos e disseminar uma mensagem de consumo sustentável, como observamos entre as marcas que participam do iSaloni.
Um ótimo exemplo vem da by Kamy, cada peça da marca traz em seu design a essência da brasilidade e sua habilidade única de misturar etnias, respeitando as tradições, técnicas e matérias-primas típicas de cada cultura e região.
Enfatizando ser uma marca “feita de pessoas para pessoas”, a Century tem em todos os seus móveis o conceito de ecologicamente adequados, desde a produção até o reaproveitamento.
Outra empresa a participar do iSaloni 2023 por meio do Brazilian Furniture, é a Cristais São Marcos, conhecida por manter com maestria e um toque de criatividade a técnica secular do vidro murano. Eficiência ecológica que também guia a produção da Green House, que utiliza principalmente o alumínio como matéria-prima, além de outros materiais duráveis, de alta qualidade e de destinação adequada pós-consumo.
Alumínio (100% reciclável) também bastante utilizado na produção da Modalle, que ainda faz uso de outras matérias-primas ecologicamente responsáveis e/ou recicláveis, como madeira teca de reflorestamento, fibra sintética moída, entre outros.
Esse comprometimento em criar formas de consumo mais sustentáveis tem inspirado, inclusive, os lançamentos das marcas brasileiras em Milão. Destacando-se pela produção de móveis de alto padrão, a Ornare também tem se comprometido com práticas sustentáveis.
A coleção Timeless, que será lançada no iSaloni 2023, resgata, por exemplo, o uso da madeira maciça, um material renovável e biodegradável, combinando-o com tecnologia de ponta na produção dos móveis. Além disso, a marca busca fontes de madeira certificadas e adota processos que reduzem o desperdício e o impacto ambiental em suas fábricas, como a correta destinação e a reciclagem de acabamentos, couros e tecidos.
Iniciativas que buscam aliar luxo e sofisticação com consciência e responsabilidade socioambiental, portanto, vem de fato impulsionando a atuação de todas as marcas associadas ao Brazilian Furniture que serão vistas em Milão neste ano, como a St. James, que combina artesanato e tecnologia, bem como matérias-primas naturais e metais sofisticados com longo ciclo vital, como a prata, por exemplo.
A Tramontina Belém vem buscando adotar políticas sustentáveis para agregar valor a todo insumo utilizado na fabricação de suas peças, especialmente a madeira, respeitando e preservando a floresta Amazônica. “Sustentabilidade é isso: agregar valor de uma forma responsável, manter a floresta em pé. O futuro do planeta depende disso!”.
Por falar na preservação de nossas florestas, outro nome imprescindível nessa lista é a ETEL, que está envolvida há décadas em projetos sustentáveis com madeira de manejo florestal na região da floresta Amazônica e também com a capacitação profissional dos povos da floresta. Em 2001, aliás, a marca foi uma das primeiras empresas moveleiras do Brasil a conquistar a certificação do FSC (Conselho de Manejo Florestal).
CONFIRA: SP-Arte: mobiliário, tendências e outros destaques do evento
Além dos carros-chefe dessas grandes marcas, outras dezenas de peças desenvolvidas colaborativamente por 22 designers e 21 fabricantes de móveis conectados por meio do Design Brasil + Indústria, programa que faz parte do escopo do Brazilian Furniture, também estarão expostas no iSaloni.
Tendo o design como uma ferramenta estratégica para o incremento da competitividade da indústria brasileira de móveis no mercado interno e externo, a ação foca na integração entre criatividade e tecnologia, destacando a originalidade de formas, cores, estilos, técnicas, comunicação, sustentabilidade e matérias-primas tipicamente brasileiras. As peças serão expostas no Pavilhão 24_F05 do Rho Fiera, onde ocorre a feira.
”O design brasileiro já é reconhecido mundialmente pela sua originalidade, ousadia e diversidade. Fatores que queremos explorar e enfatizar por meio do Design Brasil + Indústria, tornando a indústria de móveis nacional ainda mais competitiva a nível global. A exposição dessas peças no iSaloni é, portanto, uma chance ímpar para que nossos produtos sejam vistos e apreciados por um público qualificado, comprador e provindo das mais diversas regiões do globo”, fala Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL.
“Estamos confiantes de que a exposição dos produtos brasileiros irá impressionar os visitantes do iSaloni e abrir novas oportunidades de negócios para as nossas empresas”.
Brasilidade como conceito
Para receber e exaltar todo esse trabalho, a curadoria das ações do Projeto Brazilian Furniture no iSaloni 2023 ficou a cargo de Liana Tessler, responsável pelo escritório de arquitetura e interiores que leva seu nome, e conhecida por seu trabalho em instalações com caráter lúdico e experimental, explorando questões relacionadas à percepção do espaço, à relação entre corpo e objeto, à natureza e ao meio ambiente. Conceito que ela e sua equipe, em sinergia com a ABIMÓVEL, a ApexBrasil, empresas participantes e instituições parceiras, levam também para Milão neste ano.
Com o objetivo de aumentar a visibilidade do design brasileiro, o tema da brasilidade reforça o compromisso com a sustentabilidade e escolhas conscientes de matérias-primas, principalmente nacionais. “Optamos por uma arquitetura ortogonal, limpa e marcante, com diferentes alturas que criam volumes diferenciados, bem como trazem movimento e ritmo ao espaço, que é composto por cordas, imagens que evidenciam a flora tropical do país, além de iluminação projetada para destacar os móveis e o ambiente. Dessa forma, mostrando o potencial plural do design brasileiro de maneira lúdica, ao criar um cenário que convida a explorar formas, materiais e a questionar a estética e a funcionalidade dos objetos”, explica Liana.
Projeto Setorial Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.
Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.