Nesta quinta-feira (04), começa a segunda edição da Brasília Design Week (BDW 2024), correalizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário). O evento promete movimentar a capital federal com uma série de atividades que reforçam o título de “Cidade Criativa do Design” concedido pela Unesco em 2017. A programação inclui exposições de mobiliário, objetos, collabs+creative films, oficinas, palestras, encontros de negócios, feiras e produções audiovisuais colaborativas, visando estimular novos negócios e a economia local.
Entre os destaques, a exposição “Conexão Brasília” apresenta peças exibidas na Semana de Design de Milão, com curadoria de Dimitri Lociks e expografia de Gero Tavares. A mostra evidencia a excelência do design brasileiro, promovendo ações de capacitação para micro e pequenas indústrias moveleiras e destacando iniciativas que impulsionam a economia nacional.
Outro ponto alto do evento é a mostra “Onde o Plano Encontra a Margem”, com curadoria de Nina Coimbra, que destaca a diversidade e sustentabilidade na utilização de matérias-primas e processos de design, refletindo os desafios ambientais e sociais do Brasil e de Brasília.
Além disso, a BDW 2024 contará com a exposição “Jalapoeira Apurada”, assinada por Marcelo Rosenbaum, apresentando esculturas feitas com capim dourado e buriti por mulheres de associações quilombolas do Tocantins, e a mostra “Essência da Forma”, celebrando os 80 anos da coleção Lider.
A BDW 2024 integra o programa “Brasília é de Festivais”, realizado pelo Desponta Brasil e pelo Instituto Brasil de Economia Criativa – IBRAEC, com correalização da ABIMÓVEL e apoio de diversas instituições e entidades.
Programação das Exposições
4 a 7/7 (9h às 18h30) – Mostra “Jalapoeira Apurada” no anexo do Museu Nacional da República
4 a 7/7 (9h às 18h30) – “Essência da Forma” no anexo do Museu Nacional da República
4/7 a 4/8 – Exposições “Onde o Plano Encontra a Margem” e “Conexão Brasília” no Mezanino do Museu Nacional da República
Serviço
Quando: de 4 de julho a 4 de agosto Onde: Setor Cultural Sul, Lote 2 próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Brasília – DF (Mezanino do Museu Nacional da República)