Em busca de soluções para problemas recorrentes, Eduardo Mufarej empreende em prol de uma sociedade mais democrática - TOPVIEW

Em busca de soluções para problemas recorrentes, Eduardo Mufarej empreende em prol de uma sociedade mais democrática

Em conversa com o LIDE Paraná Talks, Eduardo Mufarej ressalta a importância da participação e engajamento da população para mudanças positivas

Compartilhe

Estar presente politicamente não é só preocupação de agentes políticos, mas também de toda população brasileira. Quanto mais próximo o diálogo entre a base e a política brasileira melhor serão os resultados para a própria sociedade. Entretanto, essa reestruturação de aproximação não acontece de um dia para o outro, é necessário um incentivo para que potenciais líderes estejam preparados para atuarem eticamente na política. Este foi o tom que norteou a conversa do LIDE Paraná talks desta terça-feira, 25, que recebeu o empresário e fundador dos movimentos RenovaBR e Estímulo2020, Eduardo Mufarej.

Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, que mediou o talk, Eduardo é exemplo de uma nova geração de empreendedores brasileiros, preocupados não só com o desenvolvimento de negócios, mas com uma sociedade mais próspera e a política faz parte deste contexto. “A dedicação na articulação de iniciativas como o Renova e o Estímulo2020 mostra um pensamento coletivo, um senso de pertencimento ao Brasil. E aqui no LIDE é este tipo de debate que queremos engajar e defender”, destaca.

Dentro do RenovaBR, um curso preparatório de liderança, voltado para atuação política. “A intenção é criar consciência política em pessoas comuns para que se tornem políticos fora do comum”, conta Mufarej. Sem ideologia partidária, a escola conta com mais de 45 mil inscritos através da participação democrática e inclusiva. Dos 1.400 alunos em formação, 30% são mulheres e 60 são pessoas com deficiência. Ao todo, desde o início da atuação, o RenovaBR já formou 117 alunos e 17 deles foram eleitos nas últimas eleições.

Para as próximas eleições municipais, Eduardo conta que deve já haver renovação nos executivos e legislativos municipais, mas que a mudança política que o Brasil precisa deve vir daqui alguns ciclos eleitorais. “Não tem um caminho onde o brasil tem chance como nação sem ter um engajamento e da sociedade. Só através do engajamento e da participação da população que as regras do jogo político podem ser alteradas”, destaca. 

Mas a política não é a única frente de atuação de Eduardo Mufarej. Com extenso histórico na carreira empresarial, tanto como investidor como empreendedor, ele foi um dos co-fundadores da Tarpon Investimentos, uma das maiores gestoras independentes do Brasil. Foi também presidente do Conselho de Administração da Abril Educação e da Omega Energia Renovável, foi também membro dos Conselhos de Administração da BRF, Arezzo&Co e Coteminas. Além disso, também liderou o maior investimento em educação básica já realizado na América Latina, por meio da aquisição da Abril Educação (mais tarde renomeada para Somos Educação), Companhia que ele presidiu até a conclusão de seu processo de venda para a Kroton Educacional por US$3,4 bi em outubro de 2018. O que abriu para ele um vasto relacionamento no meio empresarial e muita credibilidade para ele hoje atrair investimentos para suas causas.

Com toda sua expertise no ramo empresarial e observando o contexto de crise devido a pandemia de Covid-19, Mufarej compreendeu a necessidade de mediação para a sobrevivência dos pequenos e microempresários no Brasil, e lançou o Estímulo2020. Relembrando sua história familiar, mais precisamente de sua mãe tinha uma pequena fábrica de bolsas e sacolas, mas com a crise energética de 2001 a fábrica quebrou e devido às consequências três anos depois, em 2004, ela faleceu por ter desenvolvido câncer, ele viu que poderia ajudar a salvar negócios com na atual crise.

Entendendo a necessidade que pequenos e microempresários passam diante de uma crise econômica, Eduardo Mufarej criou fundos emergenciais para concessão de créditos para apoio de informação e capacitação destes empreendedores. “A iniciativa começou em São Paulo com 20 milhões, demonstrando bons resultados, tanto que no momento a iniciativa já está na quinta expansão com mais de 150 milhões de concessão de créditos emergenciais atuando também em outros estados. Vemos o dinheiro chegando em quem realmente precisa para manter a economia girando na base” destaca Mufarej.

O episódio completo pode ser visto no site do LIDE Paraná.

In this article

Join the Conversation