Deixe meu time ir surfar - TOPVIEW

Deixe meu time ir surfar

O estudo sobre o comportamento humano é uma tendência do marketing que busca fazer a economia girar

Compartilhe

O marketing vive de observar e tirar proveito de ondas de comportamento e consumo. Passada a onda tecnológica que nos deixou ultra conectados com iPhone, iMac e AirPods, demos conta que exageramos no mergulho tecnológico e nos afastamos de nossa essência. O resultado disso foi que o pêndulo balançou para o outro lado e voltamos a valorizar a biofilia, nossa necessidade de estar em contato com a natureza e com o que vem dela.

Chegar até aqui foi um processo de aprendizado a duras penas. Nunca havíamos visto tanta gente com doenças mentais, como a depressão e alimentares como a obesidade. A toxicidade de ter se afastado do que é real e natural nos foi escancarada com um grande susto. Foi aí que estudar nossa relação com o corpo e a mente deixou de ser um tabu e virou tendência. O marketing percebeu isso e ressignificou esses comportamentos com palavras como wellness e mindfulness.

Viagens e experiências são produtos totalmente ligados à biofilia. (Foto: divulgação).

Para materializar o que é wellness e mindfullness um mercado inteiro de opções foi criado. (Hey, o marketing é sobre produtos e serviços que fazem a economia girar, não se esqueçam.) Diariamente nascem produtos focados neste tema, e acreditem, assim vai ser um por um longo período. De óleos essenciais extraídos de folhas, a feiras de alimentos orgânicos ou viagens de experiências, como cozinhar em um vilarejo de Bali em sua lua de mel, existe um crescente apetite da população para este tipo de consumo.

Cabe agora o questionamento do que você pode fazer na sua empresa para aproveitar esta onda, direta ou indiretamente. Se conselho for de alguma valia, o meu seria conectar o seu produto ou serviço com os nossos 5 sentidos. A natureza é generosa em nos proporcionar essa conexão. Ao irmos para a praia, por exemplo, sentimos a textura da areia, o cheiro do mar, o sabor da água salgada, o som das ondas batendo nas pedras e o visual do horizonte onde o mar encontra o céu.

Esse blend da Moncloa é a fórmula da felicidade em forma de chá. (Foto: divulgação).

Essa combinação nos preenche por ser real, completa e integrada, bem como produtos e empresas devem ser. Se não for para criar um produto ou serviço ligado a biofilia, adapte o seu escritório ou empresa a esse desejo. Crie áreas verdes de descompressão, aposte na aromaterapia com óleos essenciais, prepare um chá de folhas, além do café, ensine e pratique a meditação, e claro, de tempos em tempos, leve teu time para a natureza. Ainda temos muito o que aprender com ela.

*Matéria originalmente publicada na edição #234 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation