Billy Porter revela que é HIV positivo há 14 anos: “Vergonha me silenciou”
Billy Porter quebrou o silêncio de 14 anos e revelou: “É assim que um HIV positivo se parece”. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o ator contou que descobriu em 2017 que era portador do vírus. O status de soropositivo permaneceu em segredo para todos fora de seu círculo mais íntimo, inclusive a equipe de Pose, série onde ele interpreta Pray Tell, um personagem acometido pela AIDS. Em 2019, Billy fez história ao ganhar um Emmy por seu papel na série.
“Eu sou parte da geração que deveria se cuidar melhor, mas aconteceu comigo de qualquer forma. [2007] foi o pior ano da minha vida”, contou Billy. Ele relatou que foi diagnosticado com diabetes em fevereiro daquele ano, declarou falência em março, e recebeu a notícia de que era soropositivo em junho.
“A vergonha que eu senti naquela época, adicionada à vergonha que já tinha acumulado em toda a minha vida [por ser LGBTQIA+] me silenciou, e eu tenho vivido envergonhado e em silêncio por 14 anos. Ser soropositivo, no lugar de onde eu vim, crescendo dentro da igreja pentecostal em uma família muito religiosa, era a punição de Deus.”.
Outro fator na decisão de manter o diagnóstico em segredo foi a sua carreira. “Eu não sabia se seria capaz de atuar se as pessoas erradas descobrissem. Seria uma outra forma de as pessoas discriminarem contra mim, em uma profissão já bastante discriminatória. Então tentei pensar nisso o mínimo possível, bloquear tudo. Mas a quarentena me ensinou muita coisa”, disse.
“Agora, não é mais só sobre mim. Chegou o momento de amadurecer e seguir adiante, porque a vergonha pode ser algo destrutivo – se você não lida com ela, a vergonha pode destruir tudo em seu caminho.”.
Ver essa foto no Instagram
Em 2017, Billy se casou com Adam Smith — e a ideia de formar uma família com o amado fez com que ele começasse a considerar a possibilidade de revelar seu diagnóstico publicamente.
O ator disse “sentir o seu coração mais leve” após a decisão de falar abertamente sobre o status de soropositivo. “Isso não poderia ter acontecido em um momento melhor. Todos os sonhos que eu já tive estão se realizando ao mesmo tempo”, comemorou.
“Como uma pessoa negra, especialmente um homem negro, neste planeta, você precisa ser perfeito se não quiser ser morto. Mas olhe para mim: eu sou uma estatística, mas também a transcendi. Ser HIV positivo, hoje em dia, é isso. Eu vou morrer por algum outro motivo antes de morrer de AIDS. A minha contagem de glóbulos brancos é duas vezes maior do que a sua, por causa da medicação que eu tomo.”
Billy ainda disse que não se importa se a sua revelação o deixar marcado na indústria.
“Tenho certeza que isso vai me seguir por aí. Tenho certeza que vão me introduzir como: ‘O ator HIV positivo, blá blá blá’. Okay. Tudo bem. Não é a única coisa que eu sou. Sou muito mais do que meu diagnóstico. Se você não quer trabalhar comigo por causa do meu status, então você não merece trabalhar comigo.”.
Ver essa foto no Instagram