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“Acredito no potencial da náutica brasileira”, diz Carlos Gayoso de Oliveira

O jovem empresário dirige um dos principais complexos náuticos do Brasil com foco em implementação da cultura náutica e desenvolvimento do setor

Diferentemente dos mercados europeu e norte-americano, a exploração da náutica no Brasil ainda é muito jovem apesar do potencial para navegação de sua costa e vias interiores que somam, juntas, quase 50 mil quilômetros de percursos navegáveis, contudo, apenas 50% é explorado. Graças a ações de órgãos públicos e à visão de empreendedores do ramo privado, a náutica caminha rumo ao desenvolvimento. É o caso do jovem executivo Carlos Gayoso de Oliveira que atravessou períodos de crise no Brasil e dirige o que se tornou um dos mais importantes complexos do gênero no país. A Marina Itajaí está localizada no litoral norte catarinense com índices de crescimento de cerca de 2 dígitos ao ano. 

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“Acredito no potencial brasileiro da náutica, em Santa Catarina e na cidade de Itajaí. Mas precisamos ir além cada vez mais. Nos aprofundar constantemente sobre as tecnologias mundiais, sistemas de sucesso onde a náutica é bem desenvolvida, e conscientizar as pessoas sobre tudo o que gira no universo da navegação, ou seja, implantar a cultura náutica que é um estilo de vida. Tenho orgulho de dizer que a Marina Itajaí é um exemplo disso”, destaca Carlos de Oliveira.

Formado em engenharia civil, o diretor da Marina Itajaí, 27 anos, já carrega vasta experiência na engenharia assim como em administração, inspirado pelos ensinamentos de seu pai, o empresário Manuel Carlos Maia de Oliveira. Sua família comanda uma série de empresas e negócios relacionados à construção civil, pavimentação, energia renovável, turismo, saneamento, eventos e hotelaria, localizadas especialmente em Santa Catarina, no qual Carlos faz parte do corpo diretivo.

Conceito internacional

 Por meio de sua gestão competente, moderna e inovadora, Carlos Gayoso de Oliveira trouxe à marina um conceito internacional que a coloca em destaque no país e o principal centro náutico do Sul do Brasil. A Marina Itajaí é hoje a principal porta de entrada e saída para navegadores estrangeiros vindo e partindo dos países do Sul, respectivamente. Esse diferencial em relação a outros complexos brasileiros, inclusive os do eixo Rio-SP, e a conquista do reconhecimento internacional é fruto de uma série de estudos e de pesquisas por meio de viagens feitas a importantes marinas do mundo de diversos países como: Itália, França, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Países Nórdicos e Uruguai. Além da atração de público do exterior, o diretor também traz constantes novidades em lazer, tecnologia e sistemas de administração.

“O objetivo é seguir reforçando a nossa presença no país e destacar a Marina Itajaí cada vez mais no mercado internacional. Essa abertura de portas para clientes estrangeiros é um de nossos grandes destaques e reflete em forte impulso ao desenvolvimento econômico da região. Desde 2015, a Marina Itajaí já recebeu mais de 200 embarcações de outros países e é a única no Brasil que pode receber barcos de mais de 172 pés”, explica. 

Atualmente, com 355 vagas secas e molhadas, a intenção é ampliar o espaço para cerca de 900 barcos nos próximos anos.

Cultura náutica se fortalece em SC

 De fato, quem visita a Marina Itajaí não enxerga apenas uma área para parada de embarcações. A vista para a baía e para os barcos, os lounges na área externa e os restaurantes internacionais ali instalados tornam o ambiente propício para reunir amigos e familiares a qualquer hora e dia. Apresentações, workshops, shows musicais e culturais são constantes. Carlos também anuncia que está em estudo a implantação de novos serviços e atrativos para os próximos anos como parte do processo de ampliação.

“A cultura náutica é isso. Para os navegadores, é poder chegar a um destino com segurança e aproveitar com qualidade a estrutura de lazer do entorno, descansar e se divertir. Mas para quem ainda não navega é possível também se integrar nesse estilo de vida, nesse ambiente familiar, desfrutar do que a marina oferece ou, simplesmente, relaxar com direito a vistas de tirar o fôlego”, explica Oliveira. 

Setor náutico em desenvolvimento

 Entre as inúmeras iniciativas relacionadas ao fortalecimento da cultura náutica em sua gestão, destaque para a criação do Salão Náutico Marina Itajaí que em todas as suas edições registrou índices de crescimento em torno de 15%. Voltado especialmente para a promoção e geração de negócios a importantes estaleiros nacionais e internacionais, o Salão Náutico também agrega uma série de opções de lazer e gastronomia como forma de fortalecer a cultura náutica. Em quatro edições se tornou a mais importante feira do setor da região com números que superam 200 milhões em negócios gerados e atração de mais de 40 mil visitantes.

“A ideia de criar o Salão Náutico foi desenvolver um evento estilo “boutique” e proporcionar um ambiente belo e confortável, bem organizado, com produtos de altíssimo padrão tanto para quem já é da navegação quanto para pessoas que não têm relação alguma com a náutica e que desejam vivenciar esse universo. Dessa forma, a compra do barco se torna uma consequência”, explica Carlos.

“Hoje o Salão Náutico é o maior evento do gênero do Sul. Contribui de forma significativa para fomentar essa cultura no Brasil e impulsionar o Estado de Santa Catarina e a cidade de Itajaí como polo náutico”, complementa Carlos Oliveira.

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