PODER

À procura por um futuro fantástico

Conheça a excentricidade de um dos homens mais ricos do mundo

Elon Reeve Musk nasceu em Pretória, a África do Sul, em 1971. Foi uma criança tímida e introspectiva. Musk sofreu severamente com bullying ao longo de sua infância, já foi hospitalizado quando um grupo de meninos o jogou por um lance de escadas e depois o espancaram até perder a consciência. Foi um ávido leitor. Sua leitura da infância incluiu a Série da Fundação de Isaac Asimov, da qual ele tirou a lição de que “você deve tentar tomar o conjunto de ações que provavelmente prolongarão a civilização, minimizarão a probabilidade de uma idade das trevas e reduzirão o tamanho de uma era das trevas se houver uma.” Auto aprendeu programação de computadores aos 12 anos. O olhar pelos negócios veio aos 17 anos, quando estudou física e economia. Em 1992, foi para os Estados Unidos para um PhD que nunca concluiria.

(Foto: Shutterstock)

“Eu não fui para Harvard, mas as pessoas que trabalham para mim foram”

Musk foi casado com a escritora canadense Justine Wilson por 8 anos. Seu primeiro filho, morreu de Síndrome de morte súbita infantil com 10 semanas de idade. Depois, eles tiveram cinco filhos através da Fertilização in vitro. Hoje tem um relacionamento com a cantora Grimes com a qual teve seu sexto filho cujo nome é X Æ A-12.

MILIONÁRIO ANTES DOS 30 – ZIP2, PAYPAL
Na onda das empresas ponto com, fundou a Zip2 uma espécie de guia de atrações, conceito inovador na época. Em 1999, a Compaq comprou a Zip2 por 300 milhões de dólares. Com isso, fundou a X.com que viraria a PayPal. Em 2002, a PayPal foi comprada pelo Ebay por 1,5 bilhões de dólares. Em julho de 2017, Musk recomprou o domínio x.com do PayPal por um montante não revelado, afirmando que ele tem “um grande valor sentimental” para ele.

(Foto: Reprodução | SpaceX)

COLONIZAÇÃO DE MARTE E CARRO NO ESPAÇO – SPACE X
Com 100 milhões de dólares de sua fortuna inicial, Musk fundou a SpaceX, em maio de 2002. É de maneira incontestável a empresa de exploração espacial privada mais bem sucedida do mundo. Com um valor de mercado aproximado de 25 bilhões de dólares. Sua história e cheia de primeiras vezes: primeira empresa privada a colocar uma aeronave em órbita e recuperá-la, primeira empresa privada a fazer viagens até a Estação Espacial Internacional, primeira organização na história a aterrissar e reutilizar um foguete. Em 2020 foi o primeiro lançamento ao espaço de voo tripulado dos Estados Unidos após 9 anos.

Ao trabalhar em conjunto com a NASA, Elon passou a acreditar que a humanidade deve ter outra opção para a eventualidade de uma catástrofe global, investindo na colonização de Marte e apresentou a arquitetura da missão do programa do Sistema de Transporte Interplanetário, uma ambiciosa iniciativa privada para desenvolver tecnologia para uso em voos espaciais interplanetários tripulados. Em 2018, a SpaceX fincou ainda mais seu nome na história da indústria espacial ao enviar para o espaço um Tesla Roadster, com um traje espacial chamado Starman em seu interior. O carro entrou numa órbita elíptica ao redor do Sol que vai além da órbita de Marte, mas não vai voar por Marte ou entrar em órbita ao seu redor. Sua primeira órbita ao redor do Sol levou 557 dias para ser completada.

7º HOMEM MAIS RICO DO MUNDO – TESLA
A Tesla motors é mais um projeto de Musk, que desenvolve veículos elétricos. Em 1 de julho desse ano a Tesla se tornou a empresa de automóveis mais valiosa do mundo, passando a Toyota, com uma avaliação de mercado de mais de US$ 224 bilhões. Até o fechamento dessa matéria a alta das ações da Tesla elevou o patrimônio de Musk para R$ 375, 27 bilhões de reais, o elevando à colocação de 7º homem mais rico do mundo. Musk não vende ações da Tesla desde 2010. “Eu realmente não poderia me importar menos”, Musk enviou um e-mail à Forbes sobre seu patrimônio.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – NEUROLINK
Em 2016, ele criou a Neurolink, uma startup que pesquisa possibilidades de integração direta entre o cérebro de pessoas a computadores. Se der certo, a empresa pode ajudar a criar os primeiros ciborgues. Parece ficção científica, mas é disso mesmo que ele gosta. Musk também tem negócios que vão além, a SolarCity, que fabrica painéis de energia solar, o Hyperloop, o trem futurista que já coloca os pés até no Brasil. Se todos esses
empreendimentos fizerem tanto barulho quanto a Tesla e SpaceX, os próximos anos do bilionário prometem ser ainda mais agitados quanto a última década.

“Ser empreendedor é como comer vidro olhando para o abismo da morte”

POLÊMICAS
Em Julho de 2018, Musk tentou prover assistência à equipe de resgate durante o Resgate da caverna de Tham Luang ao mandar seus empregados construírem uma pequena Cápsula submarino de resgate. Apesar do dispositivo poder segurar um ocupante em segurança, o submarino não podia ser usado nessa operação, já que seu corpo rígido era um pouco maior que as passagens mais estreitas da caverna. Quando a cobertura da mídia sobre o evento cresceu, alguns ficaram céticos quanto as intenções do Musk, alegando que o submarino foi principalmente construído como publicidade para Tesla e Musk, citando a aparente inutilidade do dispositivo.

Musk tem recebido críticas sobre suas visões e ações sobre a pandemia de COVID-19. No dia 31 de janeiro, ele conectou alguns aspectos da COVID-19 com a gripe comum e declarou que “o pânico do coronavírus é besteira”, e que “o perigo do pânico é maior que o perigo do corona. Se passarmos a maior parte dos recursos
médicos para essa doença, isso será ao custo do tratamento de outras doenças. Devolva a maldita liberdade das pessoas”.

No dia 11 de maio Musk reabriu a linha de produção da Tesla em Fremont num ato de desafio contra as ordens do Condado de Alameda, mas respeitando as regras sanitárias do Estado da Califórnia. No mesmo dia ele tweetou: a “Tesla está reiniciando a produção contra as regras do Condado de Alameda. Estarei na linha como todo mundo. Se alguém for preso, só peço que seja eu.” Musk já declarou que não reza ou adora qualquer ser, apesar de anteriormente já ter admitido que havia rezado antes de um lançamento importante do Falcon 1, perguntando a “quaisquer entidades que estejam ouvindo” para “abençoar o lançamento”. Quando perguntado se ele acreditava que religião e ciência podem coexistir, Musk respondeu, “provavelmente não”.

“Fracasso é uma possibilidade. Se as coisas não estão fracassando, você não está inovando o suficiente”

*Coluna escrita pela Embaixadora de Negócios Bethânia Gilsoul originalmente publicada na edição #238 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário