PODER

A consagração dos carros elétricos

Aumento dos combustíveis e preocupação ambiental fazem carros elétricos se tornarem uma interessante opção para os consumidores

Mesmo com a economia fragilizada devido à pandemia, o mercado de veículos amadureceu em 2020 e a disputa para tornar os carros elétricos mais acessíveis também acelerou. Segundo dados da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), já existem cerca de 10 milhões de veículos elétricos na estrada atualmente – e esse número tende a crescer. A organização estima que 4,4 milhões de carros elétricos de passageiros sejam vendidos em todo o mundo nos próximos meses.

O motorista brasileiro abastece seu carro com álcool ou gasolina e, a cada dia que passa, os impostos estão tornando os combustíveis mais caros. O carro elétrico vem se tornando uma opção, mesmo com os preços altos para sua aquisição. Segundo dados da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE) a frota elétrica corresponde a apenas 1% de todos os veículos do país. Em 2020, o número de vendas de carros elétricos cresceu no Brasil, confirmando a tendência de mercado.

Carros elétricos não fazem queima de combustíveis fósseis, ou seja, não emitem gases tóxicos como monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre ou fuligem. Esses produtos são grandes causadores de doenças, além de serem responsáveis pelo aquecimento global. E tem mais: esses veículos necessitam de menos manutenção, contribuindo ainda mais para a diminuição da poluição.

*Conteúdo originalmente publicado na edição #247 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário