Cores para felicidade em casa

Cores para promover a felicidade em casa

Nada mais natural que organizar espaços em casa ou no escritório associando as cores ao estado de ânimo que se pretende atingir

Compartilhe

Cores são muito mais que expressão de gosto ou do estilo pessoal. Já foi comprovado por especialistas que elas influenciam nosso estado de ânimo.Os sentidos paladar, olfato, tato, audição e as sensações como frio ou calor associam-se à sensação cromática. E  apesar de a influência das cores sobre nós não ser mensurável, a maneira como cada tom é aplicado é determinante para o estado emocional que se vai provocar….Nada mais natural, então, que organizar nossos espaços  em casa  ou no escritório de acordo como o estado de ânimo a que eles se destinam.

Para concentração e criatividade no escritório  que tal usar  laranja, que remete à expansão verde, a cor do equilíbrio? É afirmado que laranja é também a cor da comunicação, fomentando otimismo e confiança, com sensação de que tudo seja possível. Quando usado em escritórios, oferece forças positivas como criatividade, motivação e energia. Mas nada como uma receber família e amigos com…felicidade! A verdade é que um mix de cores é essencial para a felicidade e o equilíbrio. Reunimos algumas considerações sobre cores:

AMARELO Caracteriza vários sentimentos positivos: felicidade, criatividade, intelectualidade, alegria, descontração, otimismo, jovialidade…Cor do sol, é considerada quente e poderosa e na decoração pode perfeitamente dar a ideia de luxo pois está associada a nobreza.

MAGENTA  Conta-se que promove estabilidade emocional e amplia a força espiritual. Possui virtudes vindas do vermelho como a coragem e a determinação, além do amor e da simpatia emanados pelo rosa.

AZUL-CIANO Cor de aspecto refrescante e transparente. Indica tecnologia em seu aspecto frio e espacial. Mas também é uma cor infantil, frequentemente usada em brinquedos e em quartos de bebê. É a cor da tranquilidade e, por isso, aplicada em vários ambientes de trabalho quando há necessidade de transmitir tal mensagem.

VERMELHO A mais excitante das cores transmite muito calor e energia. Está  relacionada, a paixão, poder, coragem, violência e virilidade. Incita à ação, ao amor carnal, à vida, e também ao perigo por ser uma cor tão intensa. Capaz de despertar fortes sensações, pode incentivar, mas em exagero não é recomendada.

VERDE Cor do equilíbrio, é complementar ao magenta e representa a segurança, a esperança e a tranquilidade pelas alternâncias entre quente e frio, alto e baixo, outono e primavera. É o matiz símbolo da natureza.

LARANJA Reflete a alegria. Tempera a casa com peças descontraídas e expressa o desejo de ser feliz. Sua energia vem de fontes poderosas, como o Sol. Apesar de seu alto astral, na decoração, o laranja deve ser usado com cuidado. Em grande quantidade, pode tornar o ambiente muito intenso.

VERDE-LIMA  Cor intermediária entre verde e amarelo, em tons mais vivos tem atributos positivos que se inclinam à ecologia, ao caráter esportivo, à expansividade.Na decoração da salas de jantar e estar traz paz e tranquilidade que esses ambientes merecem.

TURQUESA Com preto, associa-se ao moderno. Estimula as artes.

VIOLETA Matiz hipnótico, relacionado ao filosófico. Representa autocontrole,  temperança,  e misticismo.

NEUTRAS  Preto, branco, cinzas. O primeiro é sóbrio, masculino e impessoal. Mas também remete ao nobre e elegante. O branco dá a ideia de saúde e espiritualidade e a dica é usar com mais cores ou em banheiros, corredores e cozinhas, pois o excesso pode ser desconfortável. Cinza remete a funcionalidade e sabedoria.

SUGESTÃO

Foi assim que decidimos selecionar na Natuzzi  – a marca italiana líder mundial em estofados de couro – algumas peças para figurarem no espaço mais hospitaleira dos lares. Tudo em cores que transmitem felicidade.

POLTRONA NATALIE

A poltrona Natalie apresenta formas minimalistas que se alternam com a geometria quadrada central e a sinuosidade dos apoios dos braços e dos prolongamentos no encosto. Os pés dianteiros, ligeiramente mais baixos que os posteriores, estão dotados de rodas. Esta característica torna-se num ponto e rutura com o modelo clássico para obter um resultado estético de forte impacto.

MESA LABIRINTO

As mesas Labirinto irrompem com cores e formas geométricas na coleção Divani&Divani by Natuzzi. Desenhadas pelo arquiteto Claudio Bellini, englobam beleza e funcionalidade numa linha única de complementos de decoração. As rodas orientáveis ocultas permitem uma movimentação fácil, enquanto os vãos abertos podem ser usados também como pequenas estantes. O produto é feito  em vidro de espessura fina, mas verdadeiramente resistente. O trabalhado especial do vidro contribui para criar o jogo cromático entre diferentes tonalidades. Está disponível em várias formas e cores.

SOFÁ PRELUDIO

Preludio é um sofá para casas modernas e únicas. O seu design minimalista, versátil e ergonômico. O conforto é assegurado pelos apoios para a cabeça e apoios de braços ajustáveis em diferentes alturas.  A base em metal cromado enriquece ainda mais a peça.

*Esse conteúdo é oferecido pela Natuzzi

In this article

Join the Conversation