
Grands por Bessa e Grupo RIC lançam minidocumentário em homenagem aos 332 anos de Curitiba

Curitiba recebe uma grande homenagem em seu aniversário de 332 anos. O portal Grands por Bessa e o Grupo RIC produziram um minidocumentário com depoimentos de diversas personalidades sobre a capital, um material que será veiculado nas redes sociais do portal a partir deste 29 de março. As entrevistas foram realizadas pelo jornalista Reinaldo Bessa, que conversou com dez importantes representantes de Curitiba nas áreas do urbanismo, da cultura, da gastronomia, da política e dos negócios. Cada um falou sobre a cidade, sua história, suas caraterísticas, seu jeito de ser.
São curitibanos da gema ou pessoas que vieram para Curitiba e fizeram dela seu lar, como o ex-governador Paulo Pimentel, que lembra da cidade bonita, mas ainda modesta na época que aqui chegou, no início dos anos 1960; a sócia-proprietária do Restaurante Caliceti di Bologna, Erminia Caliceti, que recorda o sonho de sua “mama” em apresentar a cozinha da Emília-Romagna, região da Itália, para os curitibanos; e o fundador e presidente do Conselho do Grupo O Boticário, Miguel Krigsner, que diz que voltar para Curitiba sempre “é um quentinho no coração”.
Gente como a jornalista Ilana Lerner, que considera que a Curitiba do seu visionário pai, Jaime Lerner, é como se fosse sua “irmã”. Ou como o arquiteto e urbanista Abrão Assad, que projetou o calçadão da Rua XV de Novembro e muitas obras inovadoras na capital, como as estações-tubo, o Teatro do Paiol, a Pedreira Paulo Leminski, a Rua 24 Horas e o Jardim Botânico. Esse trabalho urbanístico segue até hoje sendo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), comandado pela arquiteta Ana Cristina Jayme, primeira mulher na presidência do órgão público em 60 anos.
A capital paranaense também é marcada pela cultura, como lembram Leandro Knopfholz, um dos criadores e diretor do Festival de Curitiba, e Juliana Vosnika, diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON). É ainda a morada do Vampiro de Curitiba, personagem de Dalton Trevisan destacado pelo jornalista, escritor e cartunista Dante Mendonça. E também a cidade da elegância na visão da empresária e socialite Norma Camargo.
O portal Grands por Bessa, a RIC e a Prefeitura de Curitiba, que apoia o documentário, convidam todos a participar dessa viagem por nossa cidade de tantos adjetivos e qualidades nos seus 332 anos.
O minidocumentário pode ser acessado no YouTube do Grands por Bessa.