FASHION

Uma vida intencional nos aproxima de grandes propósitos!

Oratória é um dos pontos chaves para um caminho de sucesso

O fim do ano traz o evento mais aguardado pela classe de alunos: o desafio de oratória. O encontro finaliza a trajetória do curso, em que cada estudante tem a oportunidade de se preparar ao receber trechos de discursos famosos ao longo de todo o ano.

Os alunos puderam estudar a construção do texto empregado, entender a mensagem de cada parágrafo e, o mais importante, ensaiar exaustivamente a apresentação do discurso. Tudo empregando os detalhes que o renomado orador utiliza, chegando até mesmo aos gestos sutis e ao domínio do tom de voz. Um trabalho com o intuito de emular o mestre em toda a sua plenitude.

Oratória em público é um grande limitador para a maioria das pessoas, superando o medo do fracasso financeiro, de doenças e até mesmo da morte.

No entanto, quando este jovem em particular sobe no palco diante de toda a comunidade, que, além dos colegas, inclui professores e familiares, um turbilhão de sentimentos surgem com uma força tremenda.

Ele se apoia no púlpito com as duas mãos, projeta seu corpo para frente e inicia sua oratória: “I have a dream.” A audiência acompanha com total atenção o forte impacto das palavras deste famoso discurso do Dr. Martin Luther King.

Assim como em 1963, diante dos degraus do Lincoln Memorial em Washington-DC, este jovem consegue encantar a audiência, bem como transmitir um poderoso efeito inspirador.

A celebração das palmas da plateia em pé relembra o reconhecimento que rendeu um Prêmio Nobel ao líder mundial defensor de direitos civis. Além disso, desperta nesse jovem o sentimento de dever cumprido e superação de seus próprios limites, por meio da exposição intencional ao público.

Observando com cuidado esse discurso, percebemos que Martin Luther King não se limitou ao texto. O discurso contém improvisações que foram frutos de uma vida. Ele uniu peças de sua mente que incluem metáforas e analogias, com foco nas pessoas.

A sua experiência com discursos e sermões religiosos permitiu transformar seu sonho em um texto rico. Este, fonte de motivação para gerações ainda hoje, nas mais remotas localidades deste planeta. Jovens que buscam crescer, fazer a diferença e, por fim, atingir um propósito verdadeiro para sua existência.

A experiência de personalidades que ousaram colocar em prática seus sonhos me faz refletir sobre o real significado de fazer a diferença. Afinal, a prática médica nos coloca em situações diárias de proximidade com nossos semelhantes, que se encontram, muitas vezes, em situação de sofrimento e sem esperança.

Acredito que essas oportunidades e um agir intencional podem produzir mudanças verdadeiras na vida daqueles que buscam a cura de suas aflições e um propósito para uma vida plena de saúde e significado.

*Coluna originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário