Transformadores de mentalidade
No mundo digital, influenciadores ditam modismos não só no mundo fashion, mas nas regras de beleza. Criam estereótipos de padrões irreais cheios de alterações e desenvolvem na cabeça das pessoas a necessidade de serem aquilo. Por que a maioria dos famosos não usam fotos sem tratamento? Fotos reais? Por que sempre postam fotos retocadas sendo que ao vivo e a cores não são nada daquilo?
É importante termos em mente que a informação e o acesso a ela são incríveis, mas que nem toda mensagem é passada para nós. Sejamos cabeças pensantes. Para que realmente servem os oito passos de beleza das coreanas se não for para aumentar as vendas de cosméticos? Será que são realmente necessários?
Por que precisamos de primers cheios de silicone com uma textura incrível mas que são péssimos para a pele, se não para criar uma necessidade de parecermos como na foto do Instagram? Com qual embasamento teórico esses influenciadores indicam produtos para serem usados? Nenhum. São todas parcerias pagas, não se engane. Como você sabe que o produto é maravilhoso para a blogueira e combina com o seu tipo de pele?
Eu já conheci algumas bem famosas com milhares de seguidores que nas fotos têm uma pele linda e na vida real precisam de um “reboco” gigantesco de maquiagem para esconder os problemas – principalmente de acne. A acne cosmética é muito mais comum do que se imagina e ela é causada pelo uso incorreto de produtos de beleza.
As pessoas adoecem em busca de uma beleza do Instagram, desse estereótipo irreal criado por um computador. Até hoje é muito difícil ver pessoas completamente simétricas. Os nossos olhos não são treinados para ver esses pequenos defeitos que, às vezes, tornam uma pessoa muito mais bonita ao vivo do que um padrão irreal. E pele bonita não precisa de um milhão de passos, muito menos de um milhão de produtos, mas do uso consciente e correto do produto certo para tratar a pele.
Pele bonita é aquela tratada com viço e luminosidade e isso só se alcança com a indicação correta para sua textura, idade e tipo de pele. Se você tiver uma pele bonita, não precisa encher de maquiagem. Basta um produto levinho uniformizando ou até somente um iluminador, por exemplo.
Sejamos nós os transformadores de mentalidade. Vamos abolir coisas desnecessárias e nos cuidar de verdade. Tratar de verdade em busca da realidade.
*Coluna originalmente publicada na edição #245 da revista TOPVIEW.