Tramas femininas: 7 mulheres artistas e seus maravilhosos trabalhos com trançados
Tendência decorativa contemporânea, as “tramas artesanais” são uma vertente que a cada dia ganha mais espaço.
A beleza desse tipo de trabalho consiste na sua singularidade: cada peça é única, porque cada artista a produz respeitando/seguindo suas peculiaridades regionais, valorizando suas origens e influências locais.
Isso está transformando e empoderando o feminino e representa muito bem o panorama atual do nosso mercado fashion e de décor.
A volta dos trançados vegetais (em vime, palha, rattan, bambu…) também mostra uma busca da sociedade pela natureza e pela ancestralidade. Podemos ver isso, inclusive, nitidamente na seleção das cores tendências deste ano: as “terrosas”, que invadiram o décor trazendo aconchego, em um retorno ao handmade, ao mindfulness para aquecer nossos lares em contraposição à rápida evolução tecnológica que invadiu nossas vidas em tão curto tempo.
E as “tramas” aparecem das mais variadas formas, seja em móveis, mantas, almofadas, tapeçarias, objetos fashion e de design. A seguir, destacamos algumas mulheres artistas e seus maravilhosos trabalhos:
Nicole Tomazi – Imigrantes
A coleção Genius Loci nasce da vontade de traduzir em produtos as características de um território e mudar a tipologia dos objetos.
Ana Penso
A coleção resgata a mão de obra local, como dos artesãos de junco e vime.
Paola Muller
Desenvolve e comanda uma produção de mantas de tricô feitas por mulheres em máquinas de fios com tingimento artesanal.
Ivana Dobruski
Designer responsável por criar peças únicas e exclusivas a partir de técnicas como macramê, tear de pregos, de pente ou talagarca.
Artesãs de Careiro Castanho (AM)
Com as fibras do cipó de Uambé e curadoria de Sergio Matos criam produtos e cumplicidade, com a fusão do design e artesanato, vivenciando a força feminina do Amazonas.
Lafort
A marca curitibana há 50 anos criou sua própria identidade com referência no tricot desenvolvido a partir dos fios tecidos em máquinas com padronagens exclusivas e pontos diferenciados. Recentemente, lançou também sua linha Home, feita inteiramente com os mesmos produtos de tricot, sua principal característica.
Martha Medeiros
E não poderíamos deixar de citar a brasileiríssima Martha Medeiros, que de uma forma mais artesanal, invadiu as passarelas levando consigo muita identidade com a renda renascença, resgatando com uma linguagem contemporânea o orgulho das nossas rendeiras nordestinas. Mais tarde, com essa mesma arte que encantou o público com tramas e design exclusivíssimos, migrou também para o décor, assinando uma coleção de papéis de parede em parceria com a JVN.
O entrelaçar de força, garra, determinação e muita criatividade une o conceito de vida dessas mulheres e mostra que cada vez mais essa trama forma uma rede que nos ajuda a construir um mundo melhor, viabiliza oportunidades e valoriza a mão de obra e trabalhos artesanais, cheios de identidade e histórias, levando a vibração do handmade diretamente à moda e ao décor