Tendência aos seus pés
Por Greyci Casagrande
Em 2001, fashionistas do mundo inteiro se renderam à pulseira indiana de Jade, da novela O Clone. A personagem da atriz Giovanna Antonelli fez tanto sucesso que se tornou uma referência de moda para a época. Catorze anos depois, a tendência volta a ser lembrada, mas de uma forma diferente: ao invés das mãos, a “pulseira” agora enfeita os pés.
As chamadas barefoot sandals surgem em versões ainda mais artesanais, acompanhadas de pedras, flores, renda, couro e pingentes e combinam muito com o nosso verão. Sozinhas ou sobre sandálias e sapatilhas, elas valorizam os sapatos e podem transformar o look.
Longe daqui, Gabriela Pomplova, artesã tcheca que vive na Flórida, nos Estados Unidos, produz suas barefoot sandals há quatro anos. Tudo começou quando um amigo, que iria casar na Jamaica, pediu que ela produzisse algo para enfeitar seus pés. “Para combinar com a ilha tropical, me inspirei no arco-íris e criei a linha Pavão, minha primeira coleção”, conta. Ela mesma esculpiu os moldes e cuidou de cada detalhe das peças. Um processo bastante demorado – e que continua o mesmo até hoje.
Gabriela acredita que o acessório tem tudo para cair no gosto das brasileiras. “As mulheres no Brasil são extremamente bonitas e sensuais”, afirma. E em tempo de produção em massa, produtos feitos à mão, segundo ela, “com amor e atenção, são mais apreciados e admirados”.
Por meio do site Etsy, ela vende seus produtos para o mundo todo, inclusive para o Brasil (na ocasião da entrevista, ela estava enviando um par de suas “sandálias descalças” para o Rio de Janeiro), a partir de 60 euros o par. Com a febre dos casamentos na praia, aumentou também a procura por esse acessório. Ainda assim, Gabriela garante que estes não são seus únicos clientes. “Os que estão tremendo de frio e fazendo planos para as suas férias no próximo verão também encomendam”.
Por aqui, o acessório passou a receber mais atenção depois que a blogueira Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, postou uma foto usando o acessório enquanto passava as férias em Fernando de Noronha. Mas em São Paulo, a empresária Gisele Andrade, da loja online O Santo Casamento, conheceu as barefoot sandals quando ainda morava nos Estados Unidos, em 2011. “Sempre gostei muito de trabalhos manuais, coisa que aprendi com minha mãe. Em 2012, quando voltei para o Brasil, decidi abrir um estúdio de artes com ela”, explica.
Começou a observar o acessório em casamentos na praia e decidiu investir nesse produto com a técnica de macramê. Juntas, mãe e filha criam um portfólio de produtos para noivas de forma 100% artesanal. Cada par das suas barefoots sandals custa entre R$ 78 e R$ 129, dependendo do tipo de confecção e materiais aplicados. E na hora de usá-las vale tudo: sozinhas, com flats ou salto alto… Basta usar a criatividade.
SERVIÇO
O Santo Casamento. Nos sites: http://www.osantocasamento.com e www.elo7.com.br/osantocasamento
Gabriela Pomplova. Nos sites: https://www.etsy.com/pt/shop/GPyoga e https://www.etsy.com