FASHION

SPFW N51: confira as coleções da segunda noite de desfiles

Entre estreantes e veteranos, nove marcas apresentaram suas coleções no segundo dia da maior semana de moda da América Latina

A segunda noite de desfiles da São Paulo Fashion Week aconteceu ontem (24), em formato 100% digital, e foi marcada pelas mais diversas coleções, estilos e temáticas, enfatizando o brilhante talento dos estilistas brasileiros. 

Dando sequência à cobertura completa da semana de moda, confira as nove marcas, entre estreantes e consagradas, que apresentaram suas coleções na noite da última quinta-feira. 

LEIA TAMBÉM: SPFW N51: veja como foi o primeiro dia de evento, que destacou diversidade e reconexão

IGOR DADONA

Em um fashion film preto e branco melancólico, a grife masculina expõe a coleção “Maritime” inspirada no mar: às vezes calmo, outras, agitado, uma analogia aos sentimentos e sensações enfrentados durante a pandemia. “A coleção Maritime é muito sobre isso. Sobre o turbilhão de sentimentos que podemos ter em um dia, principalmente na pandemia”, disse o estilista à Manequim.

Alfaiataria e streetwear dominam as peças da coleção, somadas aos bordados, pedrarias e mix de padronagens, como florais, quadriculadas e poás, unidas em grande harmonia às referências marítimas.

RONALDO SILVESTRE

Ronaldo Silvestre utiliza “a máquina de costura como ferramenta de transformação social” para apresentar a coleção “Conspiração”, estreante na SPFW. Repleta de peças fluidas, como vestidos e saias, e utilitários, como os macacões, “Conspiração” faz referência à Revolta dos Alfaiates e traz um processo criativo focado no protagonismo feminino e na sustentabilidade. 

Ao som de uma trilha em rap nacional, bordados, tecidos reciclados e papetes de salto – um tanto quanto ousadas –  são alguns dos destaques da coleção que permeia entre tons terrosos, verdes, azuis e vermelhos, desfilada em uma grande casa de madeira.

SANKOFA: AZ MARIAS

Fundada por Cinthia Félix em 2015, Az Marias apresenta, por meio do Projeto Sankofa, peças para todos os corpos, sempre aliada a processos sustentáveis. Inspirada na Rainha Guerrilheira Nzinga da Matamba, a coleção mostra a identidade e força da mulher negra por meio de cores, tons terrosos, adornos e produção feita a partir de resíduos têxteis.  

SANKOFA: NAYA VIOLETA

A segunda marca apresentada pelo Projeto Sankofa traz um trabalho afro com referências claras do candomblé, preocupada com a diversidade e representatividade no trabalho autoral. A coleção “Clarão de Foguete” tem conjuntos estampados, tricôs e tecidos super leves, tons de vermelho e azul marinho, e acessórios belíssimos assinados por Dani Guirra, também responsável por desenvolver as estampas do desfile. 

ISABELA CAPETO

Uma verdadeira festa das cores, a coleção PANCS, de Isabela Capeto, fala sobre olhar com mais atenção e cuidado para o que nos cerca e não é visto como deveria ser. O trabalho artesanal, DNA da marca, é carregado de práticas sustentáveis, com corantes veganos e à prova d’água nas estampas, utilização de tecidos sustentáveis e a customização de peças jeans.

Entre as peças, muitas frutas coloridas, bordadas e estampadas, seja em conjuntos, vestidos ou jaquetas cropped, florais e maxi acessórios complementam a coleção que transborda alegria. 

“Revelar camadas de processos criativos, que misturam bordados em miçangas, paetês e richelieu, rebordados, aplicações, carimbos, pinturas em tecidos e crochês”, conta a estilista à SPFW.

MARTINS

Os primeiros segundos do desfile de Tom Martins, estilista da Martins, nos transportam diretamente para os anos 90 e para o bom e velho punk rock. A coleção teve 4 ideias totalmente diferentes como inspiração: o estilo Kinderwhore, composto de peças com aparência infantil, sapatos de plataforma e beleza marcada; o amor por gatos; a obra CL5 do artista Henri Matisse e a direção de arte do filme Laranja Mecânica.

A mistura de referências resultou em peças com sobreposições, cores e diferentes padronagens, enfatizando uma criação mais livre e repleta de informações de moda, além da utilização da famosa repaginada oversized em shapes clássicos, uma assinatura da marca. 

MODEM

Com presença forte da alfaiataria e uma cartela de cores que recria o arco-íris, consideradas essenciais para um verão pós-pandêmico, segundo a marca, André Boffano traz uma estética clean para suas modelagens sem gênero. 

Com acabamento primoroso, as peças criam forte imagem e desejo de moda com a coleção de Primavera-Verão 2022. Golas, costuras evidentes, tricôs e padronagem quadriculada são alguns dos highlights da Modem para a SPFW deste ano.

TRIYA

A coleção beachwear é vibrante, colorida e repleta de força feminina, apresentada em um fashion film gravado em meio a natureza. As estamparias fazem parte de uma collab especial e são inspiradas na vida e na obra da artista Frida Kahlo, além das peças que retratam brasilidade, como a beleza da onça pintada. A apresentação mostra o sonho de ser livre, traduzido em uma belíssima coleção de roupas leves e confortáveis.

ANOTHER PLACE

É com ritmo eletrônico e batidas abrasileiradas que a Another Place apresenta o fashion film da coleção Unlock, uma parceria com a cervejaria Becks. O filme é quase uma realidade paralela, em que modelos dançam e performam livremente, enquanto desfilam por uma esteira usando preto e tons de verde — a aposta da temporada! 

A marca gender-free mostra a coleção com peças que fazem mix de tecidos, como couro e moletom, muitos recortes, acessórios maximalistas, bem como os grandes casacos e jaquetas bomber. As estampas orgânicas e psicodélicas nas peças são, definitivamente, o destaque da coleção de streetwear, presente no DNA da marca que, dessa vez, também apostou no underwear e no estilo mais esportivo.

Deixe um comentário