Mulheres empreendedoras: Leticia Delespinasse
Pouca idade não foi motivo suficiente para impedir Leticia Delespinasse a criar seu próprio negócio. Curitibana, a jovem empreendedora franco-brasileira começou sua carreira profissional dando aulas de francês, com o sonho de ter o próprio negócio. Hoje, o sonho se realizou e ela é proprietária da marca Ma Ma Vie.
O espírito empreendedor é de família. Juntas, ela e a irmã gêmea idêntica tiveram suas criatividades desenvolvidas desde pequenas. Tanto que a brincadeira preferida na infância de Leticia era montar pequenos negócios, como loja de bijuterias. “Sempre estava vendendo alguma coisa. Minha brincadeira preferida era abrir negócios”, comenta.
Aos 18 anos, Leticia foi trabalhar como au pair na França e começou a conhecer o mundo e diferentes culturas – conceito que é muito presente em sua marca de roupas, já que cada coleção representa um país. Ao voltar para o Brasil, iniciou o bacharelado em escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mas interrompeu para cursar design de moda na UTP.
Quando terminou a graduação, em 2012, voltou à França para fazer alguns cursos. Foi neste período que ela teve a ideia de criar uma marca de roupas voltado ao público infantil. Letícia, que já pretendia criar um negócio, mas ainda não sabia o foco, começou a olhar para este segmento. “Com roupa infantil posso ser mais livre criativamente, posso brincar e ousar mais”, diz.
Em 2013, quando resolveu que estava na hora de abrir a empresa, seu pai ficou doente e ela adiou o sonho. Ele foi uma das figuras que mais inspirou o lado empreendedor da filha e, após sua morte, ela criou ainda mais força e coragem para investir em seu negócio próprio e mostrar ao pai o quanto era capaz. “Percebi que não precisava trabalhar em outros lugares. Precisava seguir em frente”, conta.
Após este momento difícil, ela estruturou bem a ideia e fez muitas pesquisas sobre o ramo. Até que, em 2014, finalmente lançou a primeira coleção da Ma Ma Vie no mercado. Por ter um pé na França, acabou optando por um nome francês para a marca. “É curto, fácil e significa minha vida”, explica.
O começo da marca foi no Juvevê. Como cresceu rápido, precisou se mudar para uma loja maior, desta vez no Batel Soho, inaugurada em fevereiro. Criada com o foco em peças infantis, hoje a marca está mudando e trilha um caminho com peças mistas. Recentemente, ela fez a primeira coleção adulta, que acabou fazendo muito sucesso. Por isso, em abril, ela lança novas peças para este público.
Dificuldades e realizações
“Uma das maiores dificuldades quando você começa é não ter equipe, ainda mais sem sócio. Todos os departamentos que deveriam ter um uma empresa sou eu quem faço. O que para mim antes era um desastre, hoje não é tanto”, diz a empresária.
Hoje, com a Ma Ma Vie bem estruturada, Leticia se sente realizada por ter conseguido desenvolver um projeto e superar diversas adversidades. Multifuncional, ela desenha, escolhe todos os materiais e estampas e chega até a fazer o desenho de algumas delas. Com cinco coleções lançadas, ela pretende fazer peças mais sustentáveis e usar ao máximo a indústria brasileira.
Com uma mente criativa e empreendedora que não para nunca, Leticia pensa em vários projetos para a marca e para o espaço que a abriga.
E a maternidade?
Trabalhar com o público infantil fez nascer em Leticia o desejo de ser mãe. Mesma vontade que seu marido e sogra demonstram muito ter. Mas como ela está diretamente ligada a todas as áreas da marca, não considera deixar a recém-nascida Ma Ma Vie neste momento. “É uma decisão difícil quando se tem muito coisa para fazer. Quando eu tiver uma equipe maior, com pelo menos mais duas pessoas, posso pensar melhor em ter um filho”. Como a marca está crescendo rápido, provavelmente isso não vai demorar a acontecer.