Mudanças no mercado: o olhar do consumidor para o produto
As marcas estão sempre precisando se reinventar e com a pandemia e o desejo de consumir cada vez menor, novos olhares eram necessários. Em colunas passadas, já falei sobre como a moda e a tecnologia estão se unindo mais a cada dia e transformando o consumo de uma forma megainteressante. Em uma pesquisa no portal WGSN, vi que uma grande forma de consumo são as colaborações entre designers, estilistas e, agora, consumidores.
Sim, as marcas querem muito saber direto da fonte: o que as pessoas querem comprar, como e de que forma. Já temos acompanhado essa evolução há algum tempo. Estou amando ver que essa tendência já está sendo incorporada por quatro marcas supermodernas e locais: NovoLouvre, Elyane Fiúza, Sandra Kanayama e Revival.
A proposta da marca sustentável Revival aposta no body maker, em que é oferecido, por meio da plataforma de vendas, as bases dos bodies (peças chave da marca) e você, consumidor, pode personalizar com mangas, recortes e cores da forma que desejar. Isso é um collab e tanto. É uma visão de futuro da moda, em que caminhamos para realmente entender a individualidade das pessoas e respeitar como elas querem criar suas peças. Isso cria aproximação e gera interesse do consumidor na marca, propiciando um ciclo de conexão real.
Já a NovoLouvre, marca de roupas, juntou-se à designer de bolsas Elyane Fiúza, em um collab entre as marcas. E melhor ainda: elas geraram um mostruário de peças em que a cliente pode escolher os tecidos, mesclando as bolsas, os sapatos e as roupas, cocriando com as designers. Isso gera uma microcoleção própria, na versão da cliente, dentro da necessidade dela e ainda sob medida – as peças podem ser produzidas na sua numeração.
A estilista Sandra Kanayama também trabalha as peças-chave – seus cocktail dress – dessa forma. A cliente pode amar um modelo, mas querer em outra cor e tecido. Sandra produz, então, dentro do desejo da cliente, criando peças especiais para quem deseja algo fora da coleção, mas com os shapes impecáveis da marca.
* Coluna originalmente publicada na edição #250 da revista TOPVIEW.