FASHION MODA

Wearable Art: telas de artista brasileiro viram bordados em it-bags da Olympia Le-Tan

O artista brasileiro Eduardo Sampaio foi convidado para uma collab exclusiva com a Olympia Le-Tan, para estampar clutches da brand

A estética modernista e os trópicos presentes nos trabalhos do artista paulista, radicado na França, Eduardo Sampaio, através das cores quentes. As obras de Eduardo foram escolhidas para ilustrarem algumas das recentes produções de uma das marcas de acessórios mais desejados do mundo, a brand Olympia Le-Tan.

LEIA TAMBÉM: MINI ICONS: mini bolsas da Ferragamo são a aposta fashion da próxima estação

Eduardo Sampaio é natural de São Paulo e desde criança cultiva uma relação com o desenho. Em 2007 se formou arquiteto na Faculdade Presbiteriana Mackenzie e após frequentar diversos cursos de desenho, passou a frequentar o ateliê do professor das Belas Artes de São Paulo, José Paulo Latorre. Em 2015 se mudou para Paris para estudar pintura e dar continuidade a sua carreira artística internacionalmente. Hoje o artista vive e trabalha na cidade de Montreuil, França. 

O artista Eduardo Sampaio (Foto: divulgação)

A brand, conhecida pela criação de bolsas e minaudières originais que combinam bordados feitos à mão, moda, arte e literatura, reproduziu algumas das obras de Sampaio – que pinta a figura humana e a sua relação com o espaço – em suas it-bags, bordadas à mão, em formato de livros. 

“A Lavadeira”, de Eduardo Sampaio (Foto: divulgação)

“Em 2022 fiz uma exposição individual no Le Pavé d’Orsay, na capital francesa, em homenagem ao Centenário da Semana de Arte Moderna, onde apresentei diferentes séries do meu trabalho. A diretora do studio da marca de luxo, Costança Nardi, conheceu e apreciou do que viu, e foi assim que nasceu o convite para esta colaboração”, explica o artista de 41 anos, representado no Brasil pela WG galeria e formado em arquitetura pelo Mackenzie.

A marca internacional, cujos clientes famosos incluem Tilda Swinton, Natalie Portman, Michelle Williams e Anita, já reproduziu obras de artistas consagrados como Picassso, Van Gogh e Monet em suas bolsas. Desta vez ela escolheu as obras “O Sexteto”, “A Lavadeira” e “A Roda de Samba” do artista Eduardo Sampaio para a nova coleção.

“O Sexteto”, de Eduardo Sampaio (Foto: divulgação)

As clutches, de silhuetas delicadas e elegantes, com o toque brasileiro proposto por Eduardo, foram expostas recentemente em um preview, durante a última Semana de Moda em Paris, no showroom da marca e farão parte da coleção Inverno 2024, que será lançada na segunda quinzena de agosto.

As peças superexclusivas (que devem custar entre €1.350,00 e €1.860,00, dependendo do modelo) serão vendidas em alguns dos 30 distribuidores da Olympia Le-Tan®️ pelo mundo, como Net-A-Porter, Matchesfashion, Bergdorf Goodman e L’Eclaireur, bem como no site da marca. 

“Roda de Samba”, de Eduardo Sampaio (Foto: divulgação)

A WG, galeria de arte, fotografia e mobiliário que pulsa por meio de obras assinadas por renomados e novos nomes da área, também está preparando uma exposição em São Paulo, com as pinturas de Sampaio escolhidas pela Olympia Le-Tan®️, que deve acontecer em novembro de 2023. Na ocasião, além das obras, a galeria comercializará as peças fashionistas.

Deixe um comentário